Cineclube do Câmpus V realiza exibição de documentário e promove debate alusivo ao Dia da Mulher

8 de março de 2021

O Cineclube Câmpus V, projeto de extensão vinculado ao curso de Relações Internacionais e ao Programa Vivências Interdisciplinares do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza nesta terça-feira (9), às 19h, através da plataforma Google Meet, a exibição do documentário “Exteriores: mulheres brasileiras na diplomacia”.

O documentário é um projeto do Grupo de Mulheres Diplomatas, coletivo criado em 2013 e que hoje reúne mais de um terço das diplomatas brasileiras. Foi produzido como celebração do centenário de ingresso na carreira diplomática de Maria José de Castro Rebello Mendes, a primeira diplomata brasileira e a primeira mulher a prestar concurso público no país.

A parte histórica do documentário se beneficiou da pesquisa “Mulheres Diplomatas no Itamaraty (1918-2011) – Uma Análise de Trajetórias, Vitórias e Desafios” de Guilherme Friaça, publicada em agosto de 2018 pela FUNAG, na qual é narrada a história das primeiras diplomatas, trajetórias até então invisibilizadas numa instituição na qual o cânone costuma ser exclusivamente masculino. O livro inspirou e deu substrato ao projeto. A outra inspiração foi o documentário sobre as diplomatas francesas “Par Une Porte Entreouverte”, produzido em 2017.

Após a exibição será realizado um debate com a participação da docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Clarice Menezes e da docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Andreza Jorge. Clarice Menezes é doutora em História, Política e Bens Culturais e desenvolve pesquisas em torno de temas como relações culturais internacionais, identidades, feminismos, periferias e relações internacionais. Já Andreza Jorge atua com projetos sociais voltados à equidade de gênero através de temas relacionados ao empoderamento feminino e da construção de novas masculinidades, relações étnicas raciais e sexualidade.

Texto: Juliana Marques