Centro de Humanidades da Universidade Estadual promove debate sobre vida e obra de Celso Furtado

12 de março de 2020

Dentro das comemorações do centenário do economista e pensador brasileiro Celso Furtado, o Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, realizou, na tarde da última quarta-feira (11), um debate sobre a vida e obra do economista paraibano. O debate foi promovido pela Direção do Centro e reuniu professores e estudantes interessados em se aprofundar sobre a vida de Celso Furtado.

Para tanto, participaram do debate a professora do Departamento de História do Câmpus I, Patrícia Aragão, e o professor João Matias, do Departamento de Educação do Câmpus III. Ao destacar o legado de Celso Furtado para o desenvolvimento do Nordeste, os professores mostraram a importância do paraibano na esfera pública ao idealizar e concretizar a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no governo de Juscelino Kubitschek.

Também foi destacada a experiência do economista enquanto acadêmico e pesquisador, participante da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e autor de livros fundamentais para a compreensão das assimetrias econômicas e sociais do Brasil, a exemplo do clássico “Formação Econômica do Brasil”. Durante o debate, os professores também falaram sobre iniciativas promovidas por Celso Furtado no campo da educação, ao promover a inclusão social de trabalhadores via educação técnica, para o necessário processo de industrialização do Nordeste, impulsionado pela Sudene.

Por ocasião desta memória, a UEPB elegeu 2020 como o Ano Celso Furtado na Instituição. A notoriedade de Celso Furtado atinge as mais diferentes esferas do conhecimento, da vida pública à carreira acadêmica, tendo sido fundamental para a formulação de um pensamento único sobre o desenvolvimento econômico e social na América Latina e Brasil.