Centro de Humanidades da UEPB inscreve para curso sobre vida e obra do economista Celso Furtado

29 de julho de 2020

Estão abertas até o dia 4 de agosto as inscrições para o curso “100 Anos de Celso Furtado: Educação, Cultura, Desenvolvimento e História da Paraíba na obra do intelectual paraibano”, coordenado pelos professores João Matias de Oliveira Neto e Marcelo Saturnino da Silva, ambos vinculados ao Departamento de Educação do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba, em Guarabira.

As inscrições estão sendo realizadas por meio de formulário eletrônico, disponível no link https://forms.gle/8SS1E3kZi2KvLE7C6. O curso terá início no dia 6 de agosto e se encerra no dia 3 de setembro, abordando os seguintes aspectos na trajetória e obra do economista paraibano: Trajetória de Celso Furtado: as aventuras de um economista brasileiro e a atuação da SUDENE na educação; A evolução do pensamento econômico de Celso Furtado; Celso Furtado no Pensamento Político e Social Brasileiro; Desenvolvimento e ecologia: um debate com Celso Furtado; e Celso Furtado, Sudene e o Poder Local na Paraíba (1959-64).

O conteúdo das aulas será ministrado pelos responsáveis João Matias de Oliveira Neto e Marcelo Saturnino da Silva, com a participação da professora Polyana Felipe Ferreira da Costa, da Universidade de Pernambuco (UPE); do professor William Eufrásio Nunes Pereira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e do professor Valdênio Freitas Menezes, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

As atividades serão desenvolvidas através da plataforma Google Meet. Recomenda-se que o acesso dos alunos e demais usuários seja feito através do e-mail institucional cadastrado pelo discente ou docente da UEPB na plataforma GSuite, uma vez que o curso é voltado para discentes, docentes e demais membros da comunidade universitária da UEPB.

Celso Furtado é um intelectual múltiplo. Suas contribuições adentram os caminhos da administração pública, cultura, história, sociologia e, principalmente, economia, área na qual se tornou um dos mais notáveis economistas, tendo sido indicado por duas vezes ao Prêmio Nobel de Economia. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas através dos e-mails j.matias@msn.com e marcelo_saturnino@yahoo.com.br.