CCHE realiza Colação de Grau das turmas concluintes 2019.2 de Ciências Contábeis, Letras e Matemática

17 de dezembro de 2019

A noite desta segunda-feira (16) representou o momento de conquista dos estudantes concluintes do período 2019.2 dos cursos de Ciências Contábeis, Letras/Espanhol, Letras/Português e Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Após anos se dedicando à formação acadêmica, 51 formandos se reuniram no Centro de Cultura, na cidade de Monteiro, para colar o grau acadêmico e confirmarem sua formação profissional. A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos concluintes, que vibraram juntos com a conquista dos estudantes.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão da Silva, presidiu a solenidade. O primeiro ato dos formandos foi prestar o juramento profissional. O responsável foi a concluinte Janaína Estandeslau da Silva, do Curso de Licenciatura em Matemática. Após o juramento, foi a vez da Oradora Oficial das turmas, Manuele Oliveira Bezerra, do Curso de Letras/Espanhol, relembrar parte da história que todos os seus colegas construíram ao longo dos últimos anos.

“Neste momento, quero agradecer a Deus por nossa conquista, aos nossos pais e familiares, e aos professores e professoras do CCHE pela dedicação, por acreditarem em nós em todos os momentos, principalmente naqueles que nós, estudantes, achávamos que não íamos conseguir. Sem vocês, amados mestres, não teríamos chegado até aqui e não poderíamos iniciar uma jornada profissional como a que vamos dar início a partir de agora. Todos temos histórias alegres e tristes para contar, mas tenham certeza que levaremos os ensinamentos que vocês nos proporcionaram para toda a vida”, disse a oradora.

O paraninfo das turmas concluintes do período 2019.2 foi o técnico administrativo José Marcos Sousa Lima. Em seu discurso de agradecimento por ter sido escolhido representante dos formandos, ele não esqueceu de citar sua família sanguínea, como também fez reverência à família que construiu no Câmpus VI. Segundo ele, desde cada bom dia e boa noite trocado no CCHE, o sentimento era de irmandade. A cada palavra de inventivo e instante para ouvir o outro, foi-se criando uma relação que durará durante toda a vida. Por fim, desejou conquistas aos formandos e instigou-os a continuar acreditando e investindo no futuro.

“Gostaria de reiterar que todo o esforço investido por vocês ao longo desses anos valeu a pena. Todas as horas dedicadas no trajeto até a Universidade, todo sacrifício em estudar durante os fins de semana, tudo isso teve como resultado a celebração da noite de hoje. Agora é hora de um novo momento em suas vidas. Sairão daqui mais fortes, mais maduros, com energia renovada. Portanto, sejam exemplo, porque a palavra convence, mas o exemplo arrasta”, finalizou o paraninfo das turmas.

O diretor do CCHE, professor Adeilson da Silva Tavares, parabenizou os concluintes pelo crescimento pessoal ao longo desses últimos anos como alunos do Câmpus VI, bem como incentivou todos a acreditarem e praticarem o melhor para a vida, mantendo seus sonhos e lutas. O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, também falou aos formandos lembrando do privilégio que eles tiveram por concluírem o curso em uma universidade pública, além de fortalecerem o compromisso em defesa da universidade pública, autônoma e laica.

“Vocês são felizardos por concluírem um curso de graduação numa instituição pública. Se são poucos os que conseguem ingressar numa instituição pública, é ainda menor o número dos que alcançam a vitória de concluir, como vocês, a graduação. Nós que fazemos a UEPB torcemos e acreditamos que, assim como vocês venceram os obstáculos até chegar à Universidade, vocês hão de perseverar na luta, buscando ampliar a capacitação em processo contínuo de formação. O caminho se faz ao caminhar, plantando, regando e colhendo sementes do saber e da cidadania, buscando contribuir para a transformação social, a partir do lugar que cada um ocupará pessoal e profissionalmente”, ressaltou professor Eli.

Após todos os discursos, foi iniciada a conferência do grau acadêmico aos formandos. A coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, professora Ilcleidene Pereira de Freitas, conferiu o grau ao aluno José Cleto da Silva, que representou seus colegas de turma. Já a formanda Eline de Sousa Gonçalves, do Curso de Letras/Português, recebeu o grau conferido pela professora Melânia Farias, coordenadora adjunta do curso; enquanto a formanda Neudenis Maria Albuquerque Carvalho, representou os concluintes do Curso de Letras/Espanhol. Finalizando a cerimônia, o coordenador adjunto do Curso de Matemática, professor Brauner Gonçalves Coutinho, conferiu o grau acadêmico à formanda Ingrid Hapuk Dias da Silva, representante da turma.

A estudante do Curso de Licenciatura em Matemática, Francimácia Almeida da Silva, recebeu a “Láurea Acadêmica”, conferida aos estudantes que obtêm o melhor aproveitamento acadêmico dentre os formandos de sua turma. O diretor do Câmpus VI, professor Adeilson da Silva Tavares, foi o responsável por realizar a entrega do documento. Também participaram da solenidade o diretor adjunto do CCHE, professor Josimar Farias Cordeiro; o pró-reitor adjunto de Finanças da UEPB, Ulisses Albino; e o secretário de Administração de Monteiro, Zilzon Romão, que representou a prefeita Ana Lorena Nóbrega.

Acesse também: UEPB solicita que concluintes 2019.2 enviem mídias e dados das turmas para atualização do Portal das Placas

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Asley Ravel