Câmpus VIII promove ação de extensão com prestação de serviços de saúde em povoado do município de Tacima

17 de abril de 2019

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Araruna, realizará uma ação social no Povoado do Bola, no município de Tacima. A atividade acontecerá no dia 26 de abril, a partir das 8h, e contará com a realização de exames clínicos bucais, exames físicos, palestras, peças de teatro, ações de convivência e preenchimento de questionários sociais promovida pelo Grupo de Apoio à Saúde Bucal do Idoso (GASBI) e o Grupo de Apoio à Saúde Bucal da Gestante (GASBGE), projetos de extensão da UEPB.

A ação integra as comemorações dos 60 anos de emancipação política de Tacima e conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Ação Social. O coordenador dos projetos e diretor do CCTS, professor Manuel Antonio Gordón-Núñez, destacou que o objetivo dessas ações é identificar fatores bucais que interferem na percepção e nas condições de saúde bucal da população idosa, bem como identificar o perfil de conhecimentos sobre higiene bucal e condições de saúde bucal das pessoas.

Ele ainda destacou que o desenvolvimento dessas ações educativas buscam orientar a população sobre conhecimentos básicos referentes ao atendimento odontológico, prevenção de doenças bucais e, ainda, desmistificar crenças e mitos populares que interferem negativamente na procura de atendimento odontológico.

Ambos os grupos existem desde 2013 e já promoveram o atendimento de mais de 400 pessoas em ações extensionistas em centros de convivência de idosos, postos de saúde e em visitas domiciliares. Desta forma, o Câmpus da UEPB em Araruna tem contribuindo com o cuidado da saúde bucal de uma importante parte da população da região, além de dar a oportunidade aos alunos do Curso de Odontologia de vivenciar a realidade da condição de saúde bucal e geral da população.

Texto: Givaldo Cavalcanti