Câmpus VI promove Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários e Encontro de professores em Letras do Cariri

27 de julho de 2015

O Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Monteiro, promove entre os dias 13 e 16 de outubro, dois eventos na área de Letras e Linguística. Tratam-se do 4º Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários e do 1º Encontro de professores em Letras do Cariri paraibano.

Nesta 4ª edição, o Colóquio pretende estreitar e ampliar o diálogo acadêmico de docentes e alunos do Câmpus de Monteiro, bem como entre estes e pesquisadores e estudantes de outros câmpus da Instituição e de outras instituições de ensino superior da região e de outros estados brasileiros, com vistas a constituir-se numa via de consolidação do próprio curso de Letras do CCHE, criado em 2006 na região do Cariri Paraibano.

O Colóquio também procura atender a demanda pela realização de eventos científico-acadêmicos na região, que se situa fora dos centros maiores da Paraíba, mas atende cerca de 15 municípios do interior da Paraíba e de Pernambuco. O evento, que ocorre a cada dois anos, vem sendo realizado desde 2009, no Centro de Ciências Humanas e Exatas da UEPB, por iniciativa dos docentes. Nesta edição, somou-se a ele o 1º Encontro de Formação de Professores em Letras do Cariri Paraibano, com o objetivo de promover a aproximação entre o Curso de Letras da UEPB em Monteiro e os professores da Educação Básica da região.

As duas atividades serão realizadas no Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da UEPB, em Monteiro, e apresentam como tema geral “O desafio de pensar o presente: discurso, educação e subjetividades”. Os eixos temáticos envolvem “Educação, Letramentos e Práticas Pedagógicas”, “Ensino de Línguas e de Literaturas”, “Estudos Linguísticos: teorias, descrição e análise linguística”, “Literaturas em Língua Portuguesa”, “Literaturas Espanhola e Hispano-americana”, “Sociologia, Filosofia e Psicologia” e “Teoria e Crítica Literárias”.

Os interessados em participar dos eventos podem verificar todas as informações sobre os eventos no endereço eletrônico https://sites.google.com/site/cellcche/, onde também estão sendo efetuadas as inscrições para participação em minicursos, sessões de comunicação oral, conferências, mesas redondas, oficinas, entre outros.

Texto: Tatiana Brandão