Câmpus III realiza simpósio para debater conhecimentos tradicionais e práticas compartilhadas da Pedagogia

31 de outubro de 2019

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, promove, no próximo dia 6 de novembro, o “Simpósio Ecologia de Saberes: conhecimentos tradicionais e práticas compartilhadas”. Trata-se de uma iniciativa do projeto de extensão “Saberes e Poderes: a formação de professores e a construção do empoderamento social no curso de Pedagogia da UEPB/Guarabira”. O objetivo é discutir os eixos temáticos voltados para a formação dos professores, abordando temas como políticas públicas educacionais, meio ambiente, saberes tradicionais e conhecimento científico.

Destinado a alunos e professores do Câmpus III, o simpósio visa ampliar a formação de professores oferecida pela UEPB nas licenciaturas, contribuindo com os educandos através da perspectiva da Ecologia de Saberes, conceito desenvolvido por Boaventura de Sousa Santos, coordenador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

No total, serão realizados quatro minicursos. São eles: “A Amazônia frente ao cenário de destruição dos recursos naturais: O que devemos/podemos aprender com as populações tradicionais”, “Racismo Ambiental com ênfase nos Candomblés”, “Rebirthing – terapia do renascimento” e “A exploração animal segundo Peter Singer”. Para cada minicurso estão sendo ofertadas 30 vagas. O evento terá ainda exibição de vídeos e será encerrado com a palestra “Resistência, política animal e codificação da proteção animal”.

Como resultado do simpósio, a organização do evento pretende realizar a sistematização da experiência através de um e-book e promover um segundo simpósio, no próximo ano, além de publicações em eventos científicos. Confira a programação completa do simpósio clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes