CCTS forma novos profissionais de Odontologia, Engenharia Civil e Ciências da Natureza no mercado de trabalho

15 de junho de 2016

arar3

Os novos 50 profissionais de Odontologia, Engenharia Civil e Ciências da Natureza, formados pelo Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), instalado na cidade de Araruna, concluíram seus cursos, após quatro anos de caminhada, durante a solenidade de Colação de Grau das turmas concluintes do período letivo 2015.2, realizada nesta terça-feira (14), no Ginásio “O Maranhão”, que foi presidida pelo reitor Rangel Junior e contou com a presença de diversas autoridades políticas e da área de educação.

Entre as autoridades que compuseram a mesa estavam, além do reitor Rangel Junior, a prefeita de Araruna Wilma Maranhão; o deputado federal e Paraninfo Geral das turmas, Benjamim Maranhão; a secretária de Pedagogia do Estado, Roseane Marinho, que representou o governador Ricardo Coutinho; o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Edvaldo; a deputada estadual Olenka Maranhão; o pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão; o pró-reitor de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lincoln Eloi de Araújo; a chefe de Gabinete da UEPB, Cécia Regina Diniz; eu diretor do CCTS, Leidimar Bezerra; o diretor adjunto do CCTS, Manoel Antonio Gordon Núnez. Familiares e amigos dos concluintes também prestigiaram a cerimônia.

arar5

O juramentista foi o formando Pedro Liberato de Avelar Neto, do curso de Engenharia Civil, enquanto que a concluinte Silvânia de Pontes Mouzinho, do curso de Ciências da Natureza foi a Oradora Oficial das turmas. Em seu discurso, ela fez um breve relato da história dos formandos no Câmpus VIII e ressaltou que foram anos jubilosos e de muito aprendizado. A Oradora disse que todos os formandos deveriam se sentir vitoriosos por terem conseguido superar tantas dificuldades e chegar ao término do curso. “Hoje é o primeiro dia dos restos de nossas vidas”, frisou, enfatizando ainda o papel que a UEPB exerceu para realizar o sonho de tantos jovens que, por estarem distantes dos grandes centros, jamais poderiam imaginar que um dia conquistariam o diploma superior. “A UEPB se fez presente no recanto da Paraíba para ajudar a formar novos odontólogos, engenheiros e profissionais das ciências da natureza”, reconheceu.

Escolhido como Paraninfo Geral das turmas, o deputado Benjamim Maranhão destacou o compromisso da UEPB com a produção científica, tecnológica e sobretudo o compromisso com o desenvolvimento da região. Como um dos deputados que mais encaminhou emendas para a Instituição, ele disse que estava muito horado em ter sido escolhido como paraninfo do Câmpus VIII. Benjamim ressaltou que o momento de culminância do curso era decisivo e marcante para a vida dos formandos, que a partir de agora estavam iniciando a vida profissional. Ele parabenizou os concluintes pela persistência e determinação para enfrentar as dificuldades sem desistir ao longo da caminhada e disse que estava feliz em participar de um  momento em que o sonho acalentado por anos estava sendo concretizado.

Diretor do Câmpus VIII, o professor Leidimar Bezerra fez um discurso de despedida, tendo como ponto de partida a carta de São Paulo a Timóteo, em que o autor sagrado diz que “combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. O docente destacou o espírito de luta de combate dos formandos e disse que a partir de agora eles estavam prontos para enfrentar outros desafios. Leidimar fez uma rápida prestação de contas de seu mandato e destacou as conquistas do Câmpus de Araruna, como a reforma do prédio, a construção do complexo do curso de Engenharia Civil a estruturação das Clínicas de Odontologia, bem como a compra de novos equipamentos que tâm ajudado os estudantes na formação profissional.

arar6

Com um discurso recheado de metáforas e elementos literários, o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, também parabenizou os novos formandos e desejou sucesso na vida profissional. Eli ressaltou que o momento era especial para os concluintes e de grande significado para a UEPB, que este ano celebra o seu Jubileu dos 50 anos. O pró-reitor lembrou do compromisso da Universidade com o desenvolvimento da Paraíba e ressaltou que a Instituição é um patrimônio do Estado que semestralmente forma profissionais que estão atuando em todo o país e até no exterior. O professor também ressaltou que o número de estudantes que entram em uma universidade pública ainda é pequeno no Brasil e observou que, mesmo a despeito das estatísticas desfavoráveis, a UEPB tem conseguido dobrar as cotas de vagas para acesso ao ensino superior.

Reitor da UEPB, o professor Rangel Junior fez um agradecimento a todos que ajudaram na realização do sonho dos formandos e disse que os novos profissionais estavam de parabéns por não desistirem da caminhada e se esforçarem para chegar até o dia da Colação de Grau sempre acreditando na Universidade. “Não foi fácil para vocês e não foi nada fácil para nós. O mais importante é que tudo serviu de muito aprendizado para todos”, salientou. O reitor também fez uma referência especial aos pais dos formandos, que tiveram papéis imprescindíveis para que o sonho do curso superior se realizasse. “São essas pessoas que também celebram com vocês. E se vocês conseguiram chegar até aqui é a prova de que as decisões que os pais de vocês tomaram foram acertadas”, disse.

A solenidade foi encerrada com a conferência do Grau Acadêmico, feita pelos coordenadores de cada curso aos estudantes que representavam as turmas concluintes. A formanda Jacksuellma Martins de Lima, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza recebeu o grau em nome da turma, conferido pelo professor Altamir Souto Dias, coordenador do curso. O gesto foi repetido pela formanda Kassia dos Santos, do curso de Engenharia Civil, que teve o grau conferido pelo professor Valdecir Alves dos Santos, e pela concluinte Amanda Lira Rulfino, do curso de Odontologia, que recebeu o grau acadêmico do coordenador do curso, professor Gustavo Gomes Agripino.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

Confira mais fotos.

Este slideshow necessita de JavaScript.