Bibliotecários da UEPB promovem palestra durante a Semana Virtual do Livro e da Biblioteca

23 de outubro de 2020

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Biblioteca Central da Instituição, participará da “Semana Virtual do Livro e da Biblioteca”, evento gratuito e aberto ao público, que acontece de 27 a 30 de outubro. Servidores do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEPB participação do evento que tem como tema: “Livro e Biblioteca: cultura, liberdade e cidadania”.

Paulo Alves e Ana Carolina Aragão, bibliotecário e auxiliar de biblioteca da UEPB, respectivamente, ministrarão a palestra “Pesquisas em acervos históricos da UEPB: o contexto da biblioteca de Obras Raras Átila Almeida”, que acontece no dia 30, às 20h. Camile Andrade, coordenadora adjunta do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEPB, destacou a participação da Universidade no evento, justamente no que tange à relevância das obras raras que constituem o acervo da Biblioteca Átila Almeida.

Este evento é uma parceria entre a UEPB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Na programação serão debatidas questões ligadas às políticas públicas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas, biblioteconomia social e pesquisa em acervos históricos. O evento será transmitido sempre às 20h, pelo canal do YouTube do Sistemoteca da UFCG.

Obras raras

Em 2003, o Governo do Estado da Paraíba adquiriu o acervo pessoal do pesquisador e professor Átila Almeida e doou à Universidade Estadual da Paraíba, que instituiu, em 2004 a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, estando responsável pela guarda, conservação e manutenção da coleção.

Inicialmente, a coleção era constituída apenas pelo acervo do professor Átila Almeida, predominantemente composta por livros, cordéis, periódicos e jornais. Posteriormente, foram incorporados novos acervos de influentes personalidades, como Raymundo Asfora, Gilmar de Carvalho, Manoel Monteiro e Severino Bezerra de Carvalho. Átila Augusto Freitas de Almeida nasceu em 1923, graduou-se em Matemática, foi professor de Física da UFPB, jornalista, pesquisador, folclorista e é filho de um dos fundadores da Academia Paraibana de Letras, o historiador e intelectual Horácio de Almeida.

A programação da Semana Virtual do Livro e da Biblioteca pode ser conferida no perfil do Instagram da Biblioteca Átila Almeida.

Texto: Juliana Rosas