Biblioteca Central da UEPB recebe doação de livros do acervo do professor Hermes Magalhães Tavares

17 de novembro de 2020

A Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), recebeu uma doação de mais de três mil livros que compunham parte do acervo do professor Hermes Magalhães Tavares, que faleceu no ano passado. Os objetos são obras de diversas áreas do conhecimento que faziam parte da biblioteca particular do professor Hermes, que foi aluno do economista paraibano, Celso Furtado. Hermes Magalhães era docente associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UEPB.

A doação foi feita por intermédio da viúva do professor Hermes, a administradora Marluce Maria Souto Tavares. Ela explicou que decidiu doar o acervo devido o vínculo que o professor teve com a UEPB. Marluce disse que o professor gostava muito da UEPB, local onde conquistou amigos, e logo que adoeceu manifestou o desejo de fazer a doação de seus livros à Instituição. Um dos responsáveis pela articulação com a família, o professor Cidoval Morais, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa, destacou o legado deixado pelo professor Hermes.

“Ele esteve várias vezes com a gente. Orientou alunos da UEPB e ajudou a consolidar o Mestrado em Desenvolvimento Regional”, destacou. Cidoval ainda lembrou que o professor Hermes Tavares trabalhou na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Inclusive no primeiro livro da trilogia “Celso Furtado: a esperança militante”, lançado pela EDUEPB, em parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), há um texto escrito pelo professor.

Kênia Araújo, coordenadora das Bibliotecas da UEPB, destacou a importância da doação desses livros, que enriquece ainda mais o acervo da Biblioteca Central da UEPB. Ela disse que ainda não sabe onde o material ficará guardado, havendo a possibilidade de ser criado um local específico para o acervo, ou ser destinado para uma sala do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), que poderá receber o nome do professor Hermes Magalhães Tavares.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Givaldo Cavalcanti