Atleta de projeto de extensão do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas vence competição de MMA

11 de julho de 2019

O projeto de extensão “Utilização do karatê como instrumento de inclusão social”, desenvolvido pelo Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus VII, em Patos, obteve mais uma importante conquista esportiva. Na sua estreia no MMA profissional, no Grand Fight Championship (GFC), a atleta Rafaela das Chagas Bernardo, de 20 anos, sagrou-se campeã da categoria até 52 quilos. A competição foi realizada no último dia 6 de julho, na cidade de Natal (RN).

Para conquistar o troféu, a atleta lutou três rounds de cinco minutos e ganhou o bônus de melhor performance da noite, garantindo sua participação em outro evento que ocorrerá em novembro, também na cidade de Natal, o NFC. Rafaela participa do projeto há oito meses e, segundo o professor Odilon Avelino, já mostra que tem grande potencial e um futuro brilhante.

Ela faz a preparação da luta em pé com o professor Odilon Avelino, coordenador e idealizador do projeto. Na parte de chão, o treinamento é feito por Gelson Teixeira e a preparação física é acompanhada pelos profissionais do Centro de Treinamento, Charles Xavier e André Luiz e Marcos Daniel.

Atualmente, o projeto tem mais de 70 alunos matriculados de todas as graduações (faixa branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta). Funcionando graças ao apoio do CCEA e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), a iniciativa acolhe alunos das cidades de Patos, São Mamede, Soledade e Diamante. Os exames de faixa são realizados a cada seis meses pela Federação Paraibana de Karatê. Em 12 anos de funcionamento, o projeto que utiliza karatê como instrumento de inclusão social já conquistou mais de 100 títulos em competições estaduais, regionais e nacionais.

Texto: Severino Lopes