Atividade do Fórum em Defesa do SUS debate os desafios da Saúde diante dos problemas econômicos e políticos

23 de setembro de 2019

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), realizou, na manhã desta segunda-feira (23), mais uma ação do Fórum Paraibano em Defesa do SUS e contra a Privatização. A palestra “Economia Política Crítica da Saúde: Desafios”, foi ministrada pelo professor Áquila Mendes, da Faculdade de Saúde Pública da USP e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. O evento, que contou com apoio do Departamento de Serviço Social da Instituição, aconteceu no Auditório do Departamento de Psicologia e reuniu dezenas de pessoas, entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Serviço Social, Administração, Psicologia e Enfermagem.

Considerado referência no tema, o professor Áquila fez uma reflexão em torno da crise pela qual vive a Saúde brasileira, como reflexo das decisões políticas e do conturbado momento que a economia atravessa. Em sua exposição, ele destacou que o problema da Saúde, com redução de recursos e despropriação dos direitos sociais, deve ser analisada dentro do campo da política crítica. “Precisamos valorizar uma compreensão, juntando os problemas econômicos com a questão política. Ou seja, é preciso ter noção de que a política e a economia nos ajuda a ter uma análise dessa redução de direitos”, frisou.

Ele defendeu a resistência e a mobilização da sociedade em prol de uma saúde de qualidade e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), da forma que ele foi concebido originalmente. “Não esse SUS que vem sendo engolido pelo capital e transferindo seus recursos para a iniciativa privada por meio de Organizações Sociais. Este é o debate, prioritário da economia política”, disse.

A presidente do Fórum, professora Alessandra Ximenes da Silva, considerou fundamental a discussão, visto que o Brasil, segundo ela, vive um processo de ataque a saúde. Alessandra ressaltou que o Fórum tem articulado e mobilizado a discussão para resistir a esse processo de “contrarreforma”. A professora, que também é chefe de Departamento de Serviço Social, disse que a Universidade é um espaço privilegiado para provocar esse debate e estender as discussões para a sociedade.

O diretor adjunto do CCSA, professor Geraldo Medeiros, destacou a importância do debate e disse que os integrantes do Fórum têm a preocupação de promover uma ampla discussão estrutural sobre o capitalismo e as consequências dessa crise para o financiamento da Saúde. “Basicamente, estamos debatendo a saúde, mas entendendo a saúde não como algo isolado, mas dentro de um contexto capitalista. Estamos vivendo em uma crise capitalista. O professor Áquila entende o movimento neoliberal que existe hoje no Brasil como parte dessa crise capitalista”, destacou o professor.

Essa foi a segunda atividade do Fórum este ano, com a presença do professor Áquilas Mendes. No começo do ano, ele abordou o tema “Análise de conjuntura política em saúde numa perspectiva da teoria crítica marxista”.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos