Assembleia Legislativa da Paraíba aprova Voto de Aplauso pelos 12 anos do Câmpus V da UEPB

9 de novembro de 2018

Em alusão aos 12 anos de existência do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e ao esforço desempenhado pelo reitor, pró-reitores, professores, técnicos administrativos e estudantes na preservação dessa Instituição, considerada “patrimônio do povo paraibano”, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou Voto de Aplauso para a UEPB e o Câmpus V.

A propositura foi do deputado Raniery Paulino e recebeu aprovação por unanimidade dos deputados. Em sua justificativa, o parlamentar destacou a importância da UEPB e do Câmpus V para o Estado, enfatizou a necessidade de maior valorização da Instituição e lembrou das atividades realizadas em comemoração aos 12 anos da Universidade em João Pessoa.

“Foi indubitavelmente um momento de reflexão e celebração das conquistas, mas, sobretudo, dos desafios que estão por vir e exigirão de todos nós muita união e perseverança para a promoção do crescimento dessa indispensável instituição de ensino superior da Paraíba, tanto sob o ponto de vista da melhoria em seu orçamento e consequente aumento dos câmpus, número de alunos contemplados e qualidade estrutural, quanto na valorização dos profissionais que a compõem”, avaliou o deputado.

Na propositura, Raniery faz menção, ainda, à programação alusiva aos 12 anos do Câmpus V, desenvolvida nos dias 28 e 29 de agosto de 2018, com destaque para a Mesa redonda “Femicídio e seus aspectos” que, além da presença do referido deputado, contou com a participação do reitor da UEPB, professor Rangel Junior; da diretora do CCBSA, professora Jacqueline Barrancos; da pesquisadora Martha Simone Amorim; da vereadora Sandra Marrocos; do procurador do Ministério Público Federal, Sérgio Rodrigo Pimentel de Castro Pinto; e da estudante de Relações Internacionais da UEPB, Cauana Gomes.

Aniversário do CCBSA

Criado em 2006, após a conquista da autonomia financeira que viabilizou a expansão da UEPB, o Câmpus V – Ministro Alcides Carneiro conta com os bacharelados em Arquivologia, Relações Internacionais e Ciências Biológicas, com o Mestrado em Relações Internacionais e o Núcleo de Línguas. Para celebrar os 12 anos de existência foram promovidos debates, mostra científica, apresentações culturais e oficinas com a temática central “12 anos – Política social e colaborativa: a ressignificação além das fronteiras”.

Na ocasião do aniversário, o reitor Rangel Junior enfatizou a necessidade do entendimento de que a UEPB é fruto de uma construção coletiva, que deve superar questões relacionadas a intransigência, intolerância e incapacidade de dialogar que predominam nas relações sociais da atualidade. A diretora do CCBSA, professora Jacqueline Barrancos, relembrou a trajetória de superações pelas quais passou o Câmpus V e enalteceu o papel dos poderes executivo e legislativo para apoiar a consolidação do CCBSA e contribuir com políticas educacionais que proporcionem o desenvolvimento da economia do Nordeste e do País.

Texto: Juliana Marques