Artigos de docente do Câmpus III da UEPB são publicados em livro digital do Instituto de Geografia de Portugal

13 de agosto de 2019

A partir da participação no 1º Congresso Ibero-Americano “Nós Propomos”, realizado pelo Instituto de Geografia de Lisboa, em Portugal, em setembro do ano passado, artigos da professora Regina Celly Nogueira da Silva, que leciona no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, foram publicados no livro digital “Geografia, Educação e Cidadania”, apresentado no mês de maio, em solenidade no Instituto de Geografia e Ordenamento de Território (IGOT) da Universidade de Lisboa.

O e-book é um compilado dos trabalhos apresentados no Congresso e, nele, quatro capítulos são escritos por professores e estudantes do Ensino Médio do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, de João Pessoa, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba. A iniciativa do “Nós Propomos” partiu de um projeto de extensão da UEPB, coordenado pela professora Regina Celly, que buscou uma parceria com o professor Sérgio Claudino, da Universidade de Lisboa, e escolheu a Escola Sesquicentenário para aplicar o projeto, que funcionou como Centro de Iniciação Científica (CIC) do Programa Ensino Médio Inovador, durante o ano de 2018.

Com sede em Lisboa, o “Nós Propomos” é formado por uma rede de países que contempla Portugal, Espanha, México, Colômbia, Peru e Brasil (cerca de 10 estados brasileiros), que estuda os problemas socioambientais urbanos, trazendo propostas de soluções. O “Nós Propomos Paraíba: revitalizando a cidadania através da educação” tem como principal objetivo o estudo de caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos.

Os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio escolheram as vertentes a serem abordadas dentro da temática central sugerida pela UEPB, que foi o patrimônio histórico de João Pessoa. O foco principal foi a construção de relatórios de estudos de gabinete e coleta de dados, trabalhos de campo e contato com órgãos públicos. Em seguida, os alunos compilaram suas ideias e passaram a escrever artigos sobre a supervisão dos professores e coordenadores.

Os locais escolhidos por alunos e professores da Paraíba foram o Centro Histórico, a comunidade do Porto de Capim, no bairro do Varadouro, em João Pessoa, e a Escola Estadual Sesquicentenário. O livro está disponível no site da Universidade de Lisboa, através do endereço eletrônico https://www.ulisboa.pt/unidade-organica/instituto-de-geografia-e-ordenamento-do-territorio. Os artigos estão divididos entre quatro capítulos do e-book. São eles: 1- Manifestações Culturais da comunidade do Porto do Capim, João Pessoa, Paraíba, Brasil (Maria Eduarda Viana dos Santos / Anna Theresa Rosenhaim / Joazadaque Lucena de Souza); 2- Processo de revitalização e histórico de lutas da comunidade do Porto do Capim, João Pessoa, Paraíba, Brasil (Raquel Soares Pereira / Joazadaque Lucena de Souza / Regina Celly da Silva); 3- Nós Propomos Paraíba! e o patrimônio histórico, artístico e cultural do centro do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil (Joazadaque Lucena de Souza / Regina Celly da Silva / Raquel Pereira); 4- O Processo de Revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, Paraíba, Brasil )Regina da Silva / Anna Rosenhaim / Maria Eduarda Viana dos Santos).

Os artigos foram escritos pelo professor de Geografia do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, Joazadaque Lucena; pela professora da Universidade Estadual da Paraíba, Regina Celly Nogueira da Silva; Maria Eduarda Viana Pontes dos Santos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Sesquicentenário; Raquel Soares Pereira e Ana Theresa Rosenhaim, ambas estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Sesquicentenário.