Alunos do curso de Jornalismo da UEPB ministram oficina sobre fake news no Colégio Estadual da Prata

19 de outubro de 2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na última quarta-feira (17), alunos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ministraram uma oficina sobre fake news e suas implicações para estudantes do ensino médio da Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Elpídio de Almeida, conhecida como Colégio Estadual da Prata. A atividade faz parte do projeto de extensão “A informação no combate às fake news”, orientado pela professora Maria do Socorro Tomaz Palitó.

Na ocasião, foram debatidos os conceitos de fake news e pós-verdade, além de orientações de como identificar veículos disseminadores de conteúdos falsos. Os alunos também apontaram a ameaça das fake news no processo democrático durante o período eleitoral, levando vários exemplos de como isso interfere no resultado das urnas. Durante a conversa, eles falaram sobre as consequências jurídicas para quem produz e compartilha esse tipo de conteúdo e o prejuízo emocional e financeiro para pessoas e/ou empresas vítimas desse crime.

A atividade terá continuidade na próxima semana, onde os estudantes da Prata conhecerão a UEPB e participarão de uma outra oficina, também ministrada pelos alunos de Jornalismo, sobre produção de conteúdo jornalístico. A equipe do projeto de extensão é formada pelos alunos Aline Barbosa, Andreza Valdevino, Luiz Felipe Bolis, Maryanne Paulino, Mateus Araújo, Mayara Bezerra, Rillary Martins e Taís Resende.