Alunos do Curso de Gestão Pública – Tecnólogo ofertado pela Universidade Estadual iniciam defesas de TCCs

31 de julho de 2020

Há pouco mais de uma semana, os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, na modalidade a distância, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), iniciaram as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) pela plataforma GSuite. O curso, que teve início no segundo semestre de 2017, faz parte do Programa de Formação Inicial, oferecido pela Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD), em convênio com as prefeituras municipais do Estado e Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Temáticas que envolvem Pregão Eletrônico e Licitação, poder legislativo, descarte de esgotamento sanitário, construção civil e fiscalização, desenvolvimento sustentável, aplicação do método PDCA no Corpo de Bombeiros e o abastecimento de água na zona rural como política pública a evitar o êxodo rural foram alguns dos trabalhos apresentados até o momento.

Após quatro semestres, os alunos se familiarizaram com componentes curriculares que visam a capacitação de funcionários públicos para atuarem nas autarquias que estão lotados e está sendo possível verificar os resultados nas primeiras apresentações. UEPB e TJPB também têm servidores como alunos do curso. A diversidade de temáticas tem superado as expectativas da pró-reitora Eliane Moura que, desde o início, apresentou a proposta do curso à Reitoria da UEPB com o objetivo de formar os funcionários públicos em serviço no Estado da Paraíba.

Eliane destaca a importância da ampliação do campo de atuação da UEPB por todos os municípios do Estado, atendendo com o curso cerca de 300 novos estudantes que cursaram 1.630 horas entre componentes curriculares básicos, complementares, eletivos e atividades acadêmicas, científicas e culturais.

Texto: Carolina Cavalcanti Bezerra (PROEAD)