Alunos da UAMA participam de atividade de integração inclusiva com foco em discussões intergeracionais

Alunos da UAMA participam de atividade de integração inclusiva com foco em  discussões intergeracionais
11 de setembro de 2019

As oficinas que estão sendo realizadas visando a conferência do Projeto Solidaris, que será realizada no próximo ano, através da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promoveram mais um momento de aprendizado entre os envolvidos na iniciativa. Na manhã desta terça-feira (10), foi praticada uma atividade com os alunos da Universidade Aberta à Maturidade da Instituição, onde eles desenvolveram uma ação pedagógica de integração inclusiva com destaque para as discussões intergeracionais.

As práticas pedagógicas desenvolvidas pela UAMA foram apresentadas pelo professor Manoel Freire, que destacou os avanços que o projeto conquistou nos últimos anos. As professoras Maria José Álvarez Orive, da Universidade de Sevilha, na Espanha, e Carolina Carvalho, da Universidade de Lisboa, em Portugal, participaram da atividade e trocaram experiências por também trabalharem com educação para pessoas idosas nos seus respectivos países.

A ideia de discutir intergeracionismo partiu da necessidade de troca de conhecimentos entre os participantes, uma vez que os saberes, as experiências e memórias são fatores importantes no desenvolvimento de projetos com essa proposta. A professora Maria José Álvarez se emocionou ao longo da atividade e também abriu uma discussão acerca da possibilidade de intercâmbio entre os participantes da UAMA e as demais universidades que integram o Projeto Solidaris.

Também participaram da ação pedagógica a professora da UAMA Zélia Santiago e o professor Francisco Dantas que, na oportunidade, também fez abordagens envolvendo a troca de saberes empíricos envolvendo a área de Química. O assessor executivo da CoRI, Christiano Soares, também esteve presente na visita.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação CoRI