Agência de Inovação Tecnológica da UEPB informa sobre prazo de inscrições do Programa Centelha

6 de agosto de 2019

Dentro da parceria com a Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) para divulgação do Programa Centelha Paraíba, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec), informa que as inscrições de propostas no referido programa foram prorrogadas até o dia 16 de agosto. O “Centelha Paraíba” é uma iniciativa organizada pela Fapesq, que também tem como parceiros o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país. As inscrições do Programa Centelha na Paraíba estão sendo realizadas no endereço eletrônico www.programacentelha.com.br, no qual é possível obter mais informações sobre o programa e seu edital detalhado.

Segundo o professor Josemir Moura Maia, diretor de Incubação Empresarial da UEPB, o Centelha visa preencher uma lacuna existente entre a concepção de uma pesquisa e a aplicação desta na indústria e comércio. “O programa aceita o credenciamento de qualquer pessoa física, acadêmico ou não, e durante as etapas de seleção a ideia é aprimorada e a pessoa é capacitada para desenvolver o modelo de negócio”, explicou.

De acordo com a Fapesq, ao todo espera-se a captação de mil propostas em toda a Paraíba e, destas, 28 serão contempladas com subvenções econômicas de até R$ 60 mil para desenvolver a ideia. “Só tem vantagens, pois os demais projetos não contemplados pelo Centelha, além de receberem certificações pela Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), estarão aptas a captar recursos através de outras oportunidades da Finep, como por exemplo no TecNova”, comentou Josemir.

Serão investidos na Paraíba recursos na ordem de R$ 1,7 milhão, sendo R$ 570 mil de contrapartida do Estado. Na primeira fase do programa, os interessados deverão apresentar suas ideias de negócio e a equipe de trabalho. O objetivo é verificar se a ideia é inovadora e traz benefícios para a região e o seu potencial de mercado. Passam para a segunda fase até 200 propostas e os selecionados devem, então, elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da ideia gerar um bom negócio.

A terceira fase – pela qual passam até 100 das propostas ainda em jogo – consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio. As 28 propostas contempladas, durante seis meses, passarão por um processo de pré-incubação com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O “Centelha Paraíba” contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria na Paraíba, já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na Universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Centelha abre espaço para a participação de todos os cidadãos do Estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, e consolida uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.

Acesse o edital clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão (Com Ascom Fapesq)