Agência de Inovação Tecnológica da UEPB realiza reunião para planejamento de ações em 2020

6 de fevereiro de 2020

A Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está completando 10 anos de criação em 2020 e, para planejar as ações a serem realizadas ao longo do ano, os diretores da Agência se reuniram, na manhã desta quinta-feira (6), na Sala de Reuniões da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da Instituição, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

O diretor de Incubação Empresarial da Agência, professor Josemir Maia, enfatizou que a principal meta para este ano é a desburocratização de processos das empresas juniores, inclusive aprimorando as resoluções. A ideia, segundo ele, é fazer com que os processos sejam cada vez mais voltados para a política de inovação tecnológica da UEPB, bem como para as políticas de criação e incubação de startups, favorecendo alunos, técnicos e professores. “Essas atualizações são tanto para facilitar os processos como para estimular a criação de ações empreendedoras dentro da UEPB”, destacou.

A diretora da Inovatec, professora Simone Lopes, acrescentou que, nesse primeiro encontro, os diretores também procuram ver a atuação da Agência na UEPB no que diz respeito a proteção de patentes. Ela ressaltou que a Agência necessita de uma atualização das resoluções e reforma do regimento para se adequar a nova legislação e, assim, promover de maneira mais forte a inovação no âmbito da Instituição. “Essa reunião inicial foi para fazer um planejamento estratégico e vermos quais são os pontos principais para atuação esse ano”, frisou.

Além de Josemir Maia e da professora Simone Lopes, participaram da reunião a diretora de Propriedade Intelectual, Lucila Vilena, do Câmpus de João Pessoa, e as assessoras Yeda Albuquerque e Pâmela Rosendo.

Texto: Severino Lopes