Administração Central esclarece sobre enquete anônima relativa a eleições remotas na Universidade Estadual

18 de agosto de 2020

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem a público informar que tomou conhecimento de que uma enquete anônima foi lançada e está circulando por meio de grupos nas redes sociais, questionando técnicos administrativos e professores sobre a possibilidade de eleições remotas na Instituição.

Diante deste fato, a Reitoria da UEPB esclarece que não está realizando nenhuma pesquisa desta natureza e que todas as discussões referentes às eleições na Universidade serão realizadas, como requer a legalidade do processo, através dos conselhos superiores da Universidade Estadual da Paraíba. Qualquer consulta necessária seguirá os trâmites definidos pelo Conselho Universitário (Consuni), sendo inclusive informada no site da Instituição, que é o canal oficial de comunicação da UEPB.

É importante destacar, ainda, que tal tipo de pesquisa deve atender a requisitos de ordens técnica e ética. O mínimo de conduta ética exigida a quem idealizou o questionário seria identificar a origem da enquete para evitar conflitos de interpretações e para que cada pessoa participante tenha consciência do que se trata e qual seu objetivo.

Um questionário anônimo leva a comunidade universitária a especulações de toda ordem e levanta suspeitas sobre seus reais interesses, o que não é salutar para um processo de tamanha relevância como é a eleição para escolha dos gestores da Instituição. A Administração Central da UEPB espera que o idealizador ou a idealizadora da referida enquete se identifique e esclareça as motivações para lançar tal questionário sem que o tema tenha sido debatido nos conselhos superiores da Universidade, espaço adequado para tal discussão.