Ação extensionista “Agroecologia em Prosa”, do Câmpus II, inicia série de debates através de plataformas digitais

Ação extensionista “Agroecologia em Prosa”, do Câmpus II, inicia série de debates através de plataformas digitais
3 de junho de 2020

A ação extensionista “Agroecologia em Prosa”, atividade do programa de extensão “Agroecologia, saúde e cidadania: ações do Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA) pelo bem viver” e do “Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica: Agrobiodiversidade do Semiárido”, do Câmpus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), inicia, nesta quinta-feira (4), seu ciclo virtual de debates.

Os projetos aos quais a ação está vinculada são coordenados, respectivamente, pelas professoras Shirleyde Santos e Élida Correa. O “Agroecologia em Prosa” é desenvolvido, normalmente, no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), em Lagoa Seca, mas devido à pandemia de Covid-19, que impõe o distanciamento social como medida de prevenção contra infecção pelo novo coronavírus, passa a ser realizado on-line, por meio da plataforma Google Meet.

A cada semana, um convidado participa da ação para discutir diversos e importantes temas que envolvem a Agroecologia. Nesta quinta, a partir das 9h, será debatido o tema “Agroecologia e soberania alimentar em tempos de pandemia”, com a participação da pesquisadora Fernanda Savicki, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os interessados em acompanhar as discussões podem acessar o link meet.google.com/zgh-qqbd-vbz. A mediação será feita pela professora Shirleyde Santos.

O “Agroecologia em Prosa” tem como proposta promover o diálogo de saberes em Agroecologia e Saúde, entre educandos de Agroecologia, dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria, agricultores experimentadores, pesquisadores e comunidade em geral. Conforme professora Shirleyde, “com a atividade virtual, apesar de não termos a possibilidade de estarmos perto, de tomarmos um café juntos, de nos abraçarmos, teremos a possibilidade de prosear com vários pesquisadores de outros estados que, dificilmente, poderiam estar conosco para uma prosa em nosso Câmpus”.

Fernanda Savicki, que participa das atividades nesta quinta, é pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atua no eixo de Meio Ambiente e Saúde. É vice-presidenta da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), integra o GT Saúde da ABA, o Núcleo de Estudos em Sociobiodiversidade e Agroecologia (Nesbio) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária – (LECERA) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras informações sobre o “Agroecologia em Prosa” podem ser obtidas pelos perfis @nera.uepb, @ecomaiscoletivo e @cvt.agrobiodiversidade no Instagram.

Texto: Tatiana Brandão