Abertas inscrições para processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UEPB
11 fev 2014
A- A+

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), está com inscrições abertas para o processo seletivo de preenchimento de vagas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os interessados podem efetuar suas inscrições até o dia 16 de fevereiro, através do endereço eletrônico www.pibiduepb.com.br.

O programa tem como público-alvo tanto os alunos da UEPB como os professores supervisores das escolas públicas participantes do PIBID/UEPB. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 276 bolsas de iniciação à docência e 52 de supervisor, destinadas aos estudantes dos cursos de Licenciatura dos câmpus de Campina Grande, Catolé do Rocha, Monteiro, Patos e Guarabira. As opções podem ser conferidas nos editais, de acordo com a área de conhecimento, Câmpus/Centro de atuação e as escolas públicas inscritas.

Para participar da seleção, os estudantes devem estar cursando, no mínimo, o segundo período e não podem concluir o curso até dezembro de 2014. O processo seletivo é composto de três etapas: análise documental (apresentação de histórico acadêmico com CRE igual ou superior a sete), atividade escrita e entrevista. Os bolsistas selecionados atuarão em atividades diversas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e Médio, de acordo com as exigências do PIBID e dos objetivos das disciplinas nas quais estejam vinculados. As atividades devem iniciar em março.

Professores de escolas públicas

Algumas escolas públicas integram o programa PIBID/UEPB através de um Termo de Adesão, assinado por seus dirigentes. Desta maneira, concordam em receber em suas dependências os licenciandos bolsistas e os professores coordenadores dos subprojetos PIBID ao longo de sua execução, bem como possibilitam a realização de atividades no âmbito escolar.

Os docentes que integram estas escolas e estejam interessados em concorrer à bolsa de professor supervisor, poderão atuar como co-formador do bolsista de iniciação à docência. Para isso, deverão estar em efetivo exercício em sala de aula (preferencialmente há pelo menos dois anos), nas áreas previstas no edital, integrando a Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio da Educação Básica.

Os requisitos para concorrer à vaga, a documentação necessária aos candidatos aprovados e as responsabilidades do professor supervisor bolsista também constam do edital.

O PIBID, concebido pelo Ministério da Educação, atende às atribuições legais da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), visando incentivar e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério. Dentre os objetivos do programa, estão: contribuir para a melhoria da qualidade das escolas públicas, inserir os licenciandos no cotidiano escolar, promover a integração entre Educação Superior e Educação Básica, além de estimular a opção pela carreira docente.

Confira os editais para alunos da UEPB e professores supervisores das escolas públicas.

Para outras informações, acesse o site www.pibiduepb.com.br.