Abertas inscrições de trabalhos audiovisuais para 14ª edição do Comunicurtas UEPB

23 de agosto de 2019

A Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou o edital para inscrição de trabalhos na 14ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB. O evento acontecerá entre os dias 26 e 30 de novembro, no Cine Teatro São José e no Teatro Rosil Cavalcanti, e conta com a parceria de algumas iniciativas públicas e privadas do Estado, além de outras Instituições de Ensino Superior.

O festival conta com as mostras competitivas “Tropeiros da Borborema”, “Brasil”, “Estalo”, “A Ideia é….”, “Tropeiros de Telejornalismo”,“Som da Serra”, “Filmes do mundo”, “Longa Metragem” e “Tropiqueers”. Além delas, há a mostra não competitiva “Filmes convidados” dentro da programação do festival. As inscrições dos trabalhos estarão abertas de 26 de agosto a 27 de setembro, através de preenchimento de formulário on-line, clicando AQUI.

No próprio formulário de inscrição eletrônico haverá um espaço específico para o link do vídeo inscrito, que deverá estar disponível em plataformas como Vimeo, Youtube, We Transfer, Dropbox, SendSpace, entre outros, já em resolução para exibição. É preciso colocar também a senha de acesso ao vídeo, quando necessário, em espaço específico no formulário. Um mesmo trabalho não pode ser inscrito em mais de uma mostra. Podem ser inscritos trabalhos produzidos em qualquer época.

Serão aceitos também trabalhos inscritos em edições anteriores do Comunicurtas, desde que os mesmos não tenham sido selecionados para alguma mostra competitiva. O festival terá ainda oficinas, palestras e debates, além da realização do Fórum do Audiovisual Paraibano, espaço para discussão de políticas públicas voltadas para o incentivo de produções audiovisuais no Estado. O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado no dia 15 de outubro.

Com espaço destacado para a publicidade e o jornalismo, o Comunicurtas também terá na sua programação atividades envolvendo importantes discussões sobre temas atuais destas áreas, com profissionais de destaque nos referidos setores. Nascido em Campina Grande, no Departamento de Jornalismo, o Comunicurtas UEPB se tornou itinerante e já percorreu várias cidades paraibanas, disseminando a produção audiovisual. O festival já se tornou um dos mais importantes da região e exibe um pouco do Brasil a uma sociedade que muitas vezes desconhece a diversidade que possui, haja vista crenças, etnias, curiosidades, tipos e belezas variadas existentes no país.

Configurando-se como uma alternativa qualificada de entretenimento totalmente gratuita, o Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB permite o acesso da população a produção e apreciação de filmes e vídeos locais, regionais e nacionais e ainda contempla o reconhecimento dos profissionais envolvidos nesta iniciativa.

O Comunicurtas UEPB é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Departamento de Comunicação (DECOM) e realizado pela Ypuarana Cultural, Parque Tecnológico da Paraíba, Associação Moleka 100 Vergonha e demais parceiros. O edital completo do festival, com todas as normas para participação, pode ser conferido clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão