Competências profissionais na Atenção Básica será tema da 7ª Formação do PET Saúde Interprofissionalidade

11 de novembro de 2019

Na próxima quarta-feira (13), o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) Interprofissionalidade, desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande (SMS/CG), realiza sua sétima formação e, na ocasião, contará com discussões em torno da temática “Desvendando as competências profissionais rumo à interprofissionalidade na Atenção Básica”.

As atividades serão desenvolvidas no Anfiteatro do Curso de Farmácia, ao longo de todo o dia, a partir das 7h30. A abertura dos trabalhos será feita pela professora Rilva Suely, do Curso de Odontologia, e coordenadora do PET Saúde Interprofissionalidade na UEPB. Em seguida haverá apresentação cultural com o Grupo Coqueiro Alto e Brincadeira do Coco de Roda. Uma mesa redonda com o tema central da formação será realizada com a participação de convidados das equipes de Atenção Básica e também haverá estudos de casos reais de práticas interprofissionais.

O PET Saúde Interprofissionalidade na UEPB começou a funcionar oficialmente em abril deste ano e, ao longo dos primeiros meses, realizou diversas visitas nas unidades de saúde de Campina Grande. Em suas visitas, a equipe faz uma espécie de diagnóstico dos serviços realizados nos postos de saúde e procura apresentar sugestões para melhorar a qualidade da assistência à comunidade. Concebido dentro do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o PET é formado atualmente por 70 pessoas, sendo 40 estudantes, dos quais 30 bolsistas; 12 professores dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia e Educação Física; além de 18 preceptores que são profissionais da Secretaria de Saúde.

Texto: Tatiana Brandão