64º Fórum de Reitores da Abruem divulga Carta de Brasília e debate o financiamento da pós-graduação

15 de junho de 2019

O 64º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) divulgou, ao final de suas atividades, a Carta de Brasília, documento assinado pelo reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e presidente da Abruem, Rangel Junior, no qual é reafirmado o compromisso da entidade em defender os interesses nacionais e destacando o papel estratégico da ciência, tecnologia e inovação para elevar o país à justa e necessária condição de nação desenvolvida, em um modelo que afete positivamente a qualidade de vida e o bem-estar individual e coletivo.

No documento, os reitores das instituições filiadas à Abruem ressaltam que “o avanço científico e tecnológico tem associação direta, numa relação de causa e efeito, com o desenvolvimento. As nações que conseguiram atingir altos patamares de desenvolvimento são a melhor prova disso”. A Carta enfatiza que “os recentes e impactantes cortes e contingenciamentos aplicados pelos governos federal e estaduais aos recursos para a ciência, a educação e as instituições de ensino e de pesquisa – notadamente as universidades públicas brasileiras – colocam em risco o desenvolvimento presente e futuro do Brasil”. Acesse a íntegra da Carta de Brasília clicando AQUI.

Dentro da programação, o Fórum também promoveu, na tarde da quinta-feira (13), o “Workshop da Capes”, com a participação de Mauro Luiz Rabelo, da Diretoria de Relações Internacionais; Sônia Nair Baó, diretora de Avaliação; Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País; e Carlos Cezar Modernel Lenuzza, diretor de Educação à Distância. Eles apresentaram dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e discutiram questões como o contexto internacional e as novas políticas para o fortalecimento da pós-graduação, a relação da Capes com as IES vinculadas à Abruem, o panorama da educação nacional, gestão orçamentária e aprimoramento do sistema de avaliação da pós-graduação.

Ainda no mesmo dia, houve a Reunião do Pleno da Abrue, na qual foi apresentado o próximo Fórum da Abruem, que será realizado em São Luiz, no Maranhão, e emitida uma Moção de Desagravo e Solidariedade ao professor Haroldo Reimer, ex-presidente da Abruem e ex-reitor da Universidade do Estado de Goiás (UEG). Já na sexta-feira (14), os reitores da IES filiadas à Abruem apresentaram as experiências de suas instituições em vários campos de atuação.

Também foi debatido o financiamento da pós-graduação, em uma mesa redonda que contou com as participações do presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Evaldo Vilela; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, Fábio Zabot; o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, Márcio de Araújo; e o diretor Científico da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Luiz Drudi.

Homenagens

No 64º Fórum de Reitores, a Abruem homenageou, com Diploma de Associado Honorário da Abruem, a ex-reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Ana Di Renzo. A honraria foi instituída em 2006 e é entregue aos professores e professoras que deixaram o cargo de reitor em suas universidades. O objetivo é dar reconhecimento aos trabalhos de excelência desenvolvidos durante seus anos de reitorado. A Associação também entregou uma medalha ao presidente da Capes, Anderson Correia, em agradecimento pela participação no Fórum e também pela cessão do espaço para a realização do evento.

Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Hipólito Lucena