4º Semex da UEPB promoverá socialização de experiências para um novo fazer extensionista

24 de novembro de 2020

Com o tema “Extensão universitária e pós-pandemia: socialização de experiências para um novo fazer extensionista”, será realizado, nos dias 9 e 10 de dezembro, o 4º Seminário de Extensão (SEMEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As inscrições para participação no evento estão abertas até 30 de novembro, através do formulário eletrônico https://cpcon.uepb.edu.br/forms/responderFormulario/492.

Devido às atuais imposições sanitárias em decorrência da Covid-19, o seminário acontece de forma virtual e será transmitido pelo Canal Rede UEPB no YouTube, sendo constituído de mesas redondas, debates culturais e minicursos.

Conforme a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), ao longo dos últimos anos, a extensão universitária brasileira vem se consolidando como uma importante via de relação dialógica entre o saber produzido na universidade e outros setores da sociedade. Mesmo com avanços importantes nas áreas de Saúde, Educação e Inovação, entre outras, há desafios a enfrentar.

Neste ano, o principal desafio imposto foi a pandemia da Covid-19, especialmente para a área de extensão, que tradicionalmente se relaciona com públicos externos ao da universidade. Mesmo sendo justamente entre as instituições públicas de ensino superior do Brasil onde se identificam alguns dos maiores impactos, foi neste espaço que muitas respostas para o enfrentamento à pandemia se fizeram presentes.

“Daí, propomos este tema para o 4º SEMEX: socialização de experiências para um novo fazer extensionista, como forma de apresentarmos à comunidade universitária uma reflexão sobre os fazeres da extensão neste contexto pandêmico e apresentar as estratégias bem-sucedidas para o compartilhamento com todos”, relata o professor José Pereira, pró-reitor de Extensão da UEPB.

O seminário deste ano tem como objetivo discutir os efeitos da pandemia da Covid-19 no contexto das universidades públicas brasileiras e as alternativas encontradas como forma de enfrentamento. Os coordenadores de projetos e programas desenvolvidos ao longo da Cota PROBEX 2018/2019 deverão encaminhar seus trabalhos para serem socializados nos canais oficiais da UEPB. Eles devem ser encaminhados em formato resumo e pôster para posterior publicação. As normas e modelos de envio encontram-se disponíveis no site do 4º SEMEX, bem como detalhes sobre a programação.

Texto: Juliana Rosas