4ª Semana Nacional de Arquivos acontece de 8 a 13 de junho, de forma on-line, com participação da UEPB

4 de junho de 2020

Com o tema “Empoderando a sociedade do conhecimento”, serão realizadas, de 8 a 13 de junho, diversas atividades que integram a edição paraibana da 4ª Semana Nacional de Arquivos (SNA), evento inserido no calendário internacional de celebração do Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho). Na Paraíba, o evento conta com a participação do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Grupo de Estudos Arquivísticos (GEArq), Arquivo Central da UFPB, Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB), Fundação Casa de José Américo (FCJA), Gerência Operacional de Arquivos (GOARD) da Secretaria Estadual de Administração (SEAD), Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).

A parte da programação do evento, promovida pela UEPB, será realizada no dia 10 de junho, às 19h, em formato de vídeo (disponível na página do Seminário de Saberes Arquivísticos no Youtube), com as discussões “Tecnologias nos currículos dos cursos de Arquivologia, tendo como ministrantes o professor da UEPB, Josemar Henrique de Melo, e o docente da Universidade Federal Fluminense, Daniel Flores, com a mediação do coordenador do Curso de Arquivologia da UEPB, professor Sânderson Lopes Dorneles.

Haverá, ainda, o diálogo “Em tempos remotos: o acesso, avanços e o papel do arquivista”, que terá como palestrantes o professor do Ccurso de Arquivologia da UEPB, Danilo de Sousa Ferreira, discutindo o acesso remoto para acervos arquivísticos; o professor Josemar Henrique de Melo, que contemplará a temática “A formação dos arquivistas para o tratamento de acervos digitais”; e o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Diego Andres Salcedo, que apresentará o projeto “Legado da Memória Postal”.

De acordo com o coordenador do Curso de Arquivologia, Sânderson Lopes Dorneles, a organização deste evento foi um desafio para todas as instituições envolvidas, sobretudo diante das dificuldades de adaptação técnica e tecnológica com a realização das ações ocorrendo totalmente em formato digital. “Esse evento está no calendário do Arquivo Nacional e é realizado todos os anos de forma presencial. Dessa vez, tivemos que nos readaptar, utilizando recursos remotos e estamos com a expectativa de saber se o público vai gostar. Buscamos dinamizar ao máximo a discussão como uma forma de oportunizar uma produção de conhecimentos para a área de Arquivologia, que os nossos alunos podem aproveitar inclusive com o aditivo de carga horária complementar”, disse.

A SNA contará ainda com outras ações empreendidas pelas instituições promotoras do evento, como rodas de conversa, mesas redondas, palestras. A discussão “Por Dentro do Arquivo Público da Paraíba / APEPB e o Projeto DigitalPB”, que será realizada dia 8 de junho, das 16h às 18h, contará com a participação dos professores do Curso de Arquivologia da UEPB, Nayany Carneiro e Josemar Henrique de Melo, com a mediação de Pablo Bandeira.

Também será realizada, no dia 12 de junho, das 15h às 17h, a roda de diálogo “Associativismo e Conselho empoderando a comunidade arquivística”, tendo como facilitadora a professora de Arquivologia da UEPB, Esmeralda Porfírio de Sales; além da sócia-fundadora da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará, Rita de Cássio Esteves; da diretora da Divisão de Apoio Técnico aos Arquivos Setoriais da Universidade de Santa Maria, Débora Flores; da doutora em Archivos y Bibliotecas en el entorno digital pela Universidad Carlos III de Madrid, Kátia Melo; e da especialista em Gestão em Arquivos e servidora da Usina Hidrelétrica ITAIPU Binacional, Evelise Machado.

Compõe a programação do evento, ainda, a mesa redonda “Transparência e informação pública”, a ser realizada no dia 10 de junho, das 16h às 18h, sob a mediação da coordenadora do Arquivo Central da Prefeitura Municipal de João Pessoa,Aurora Dantas, com a participação do professor da UEPB, Josemar Henrique de Melo, em parceria com o diretor da Coordenação de Arquivos da Câmara dos Deputados, Vanderlei dos Santos, e a chefe da seção de documentação do TRE/PB, Gabriela Garcia.

A programação completa do evento, link para inscrições e endereço para acesso às atividades que ocorrerão on-line estão disponíveis no portal do evento (https://www.even3.com.br/4snapb/). Os participantes inscritos receberão certificado de 20 horas/aula.

Texto: Juliana Marques