4ª Corrida de Rua da UEPB reunirá 900 competidores no próximo domingo em Campina Grande

17 de setembro de 2019

A quarta edição da “Corrida de Rua – Educando para viver bem” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promovida pela Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), reunirá 900 competidores no próximo domingo, (22), em Campina Grande. A atividade será realizada exatamente na data que ficou conhecida pelo “Dia Mundial Sem Carro”, ação em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades.

A adesão da corrida à campanha é uma oportunidade para as pessoas vivenciarem uma experiência voltada à promoção da saúde, bem como expressarem sua consciência ao incentivo do uso do transporte público ou meios de locomoção como bicicletas, patins, skate e outros equipamentos de mobilidade.

Conforme cronograma dos organizadores, a entrega dos kits de todos os competidores inscritos acontece no próximo sábado (21), das 8h às 18h, no Centro Artístico Cultural da UEPB, localizado na Rua Getúlio Vargas, antiga Faculdade de Administração. Os professores, técnicos administrativos, alunos e participantes dos programas e projetos realizados na UEPB devem levar dois pacotes de 200 gramas de leite em pó, quando for realizar a retirada do kit. O produto arrecadado será doado a uma entidade filantrópica.

Neste ano, ao contrário das edições anteriores, onde o local da partida e chegada dos corredores era o Museu de Arte Contemporânea (MAC), localizado no bairro do Catolé, desta vez a concentração, atividades de aquecimento, início e final das provas, além da premiação dos participantes será realizada no Centro da cidade. Com isso, os percursos de 3km e 5km se desenvolverão através das principais ruas e avenidas da localidade, como a Floriano Peixoto, Manoel Tavares, Janúncio Ferreira, Tavares Cavalcante, Barão do Abiaí, entre outras. A largada e chegada será na Rua Maciel Pinheiro.

Os atletas iniciam a concentração para a prova às 7h. A largada acontece às 7h30. A corrida será disputada em cinco modalidades, sendo elas: professores, técnicos administrativos e alunos, comunidade em geral, cadeirantes e pessoas com necessidades especiais. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e os demais receberão medalhas de participação.

Para o coordenador de Esportes e Lazer da UEPB, professor Eugênio Elói, a escolha de temas importantes a cada ano significa o coroamento das atividades que são desenvolvidas ao longo dos anos. Além da oportunidade de promoção da saúde através da corrida de rua, os participantes poderão usufruir de atividades de lazer, como ciclismo, rapel, parkour, skate, slackline, danças (Aeróbica, Zumba e outras), capoeira, Muay Thai, Judô, Kendo e também os serviços do programa UEPB Itinerante, que realiza as medidas de Índice de Massa Corporal (IMC), verifica pressão arterial e faz exame de glicemia. Também será montado um palco que terá a participação de bandas e DJs que animarão a festa.

Para a realização desta iniciativa, a COEL conta com parcerias firmadas com a Associação dos Corredores de Rua de Campina Grande (ASCORC), além dos apoios logístico e operacional da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), Corpo de Bombeiros, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), CPTran, Polícia Militar, Polícia Civil, entre outros. O regulamento da competição pode ser conferido clicando AQUI.

Confira o percurso na imagem abaixo: