4ª Corrida de Rua da UEPB será realizada no mês de setembro e deve reunir mais de 900 corredores

21 de maio de 2019

Inserida no calendário oficial de atividades da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a “Corrida de Rua – Educando para viver bem”, chega a sua quarta edição com a perspectiva de atrair um público superior a 900 corredores. Este ano, a corrida organizada pela Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), por meio da Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), será realizada no dia 22 de setembro.

A corrida será disputada em cinco modalidades, sendo elas: professores, técnicos administrativos e alunos, comunidade em geral, cadeirantes e pessoas com necessidades especiais. As inscrições serão realizadas a partir do mês de agosto, de forma on-line e a comunidade universitária poderá fazê-la gratuitamente, através do site da Universidade, no link https://cpcon.uepb.edu.br/forms/. Já a população em geral poderá efetivar a inscrição no site Contra Relógio (https://www.contraorelogio.com.br/). Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e os demais receberão medalhas de participação.

Posteriormente à inscrição, os competidores receberão um kit composto por uma camisa e o chip de controle. A perspectiva é que o material seja entregue no dia 20 de setembro, na Coordenadoria de Esporte e Lazer, no Câmpus de Bodocongó, e no dia 21 de setembro, no prédio do Centro Artístico Cultural (CAC), antiga Faculdade de Administração, localizado na Rua Getúlio Vargas, no Centro de Campina.

O coordenador de Esportes e Lazer da UEPB, professor Eugênio Elói, pretende envolver ainda mais os docentes e técnicos da Instituição na edição deste ano. Para isso já solicitou ao Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB/UEPB) e à Associação de Docentes da Instituição (ADUEPB) que incentivem os servidores a participarem do evento.

A edição 2019 da corrida terá percursos de 5km e 3km quilômetros, este último destinado a crianças e idosos, principalmente os matriculados na Universidade Aberta a Maturidade (UAMA). A largada da competição será no Museu de Arte Contemporânea (MAC), localizado no bairro do Catolé, percorrerá a Avenida Severino Cruz e as ruas Miguel Couto, Benjamim Constant, Avenida Canal, Otacílio Nepomuceno, Raimundo Nonato, Severino Bezerra Cabral, Praça José Américo e Avenida Canal, com chegada no MAC.

Professor Eugênio ressalta que, além de gerar qualidade de vida, a corrida consiste em um momento de confraternização entre as famílias campinenses, especialmente, a comunidade universitária. A corrida também tem seu lado social. Durante o evento serão arrecadados alimentos não perecíveis e outros produtos para serem doados à filantrópicas da cidade.

Para a realização desta iniciativa, a COEL conta com parcerias firmadas com a Associação dos Corredores de Rua de Campina Grande (ASCORC), além dos apoios logístico e operacional da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), Corpo de Bombeiros, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), CPTran, Polícia Militar, Polícia Civil, entre outros.

Texto: Severino Lopes