3º SEMEX da UEPB debaterá a extensão universitária refazendo trajetórias e resistindo na adversidade

11 de abril de 2019

Com o tema “A extensão universitária refazendo trajetórias e resistindo na adversidade”, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), realiza, de 21 a 23 de maio, o 3º Seminário de Extensão (SEMEX) da Instituição. O evento ocorrerá na Central de Integração Acadêmica e no Parque Bodocongó, com apresentação das ações de extensão cadastradas na PROEX, apresentações artístico culturais e exposições de produtos e serviços extensionistas. A abertura oficial será às 19h, com a palestra que leva o título do tema central do evento.

As áreas temáticas do seminário são “Comunicação”, “Cultura”, “Direitos Humanos e Justiça”, “Educação”, “Meio Ambiente”, “Saúde”, “Tecnologia e Produção” e “Trabalho. Em sua terceira edição, o Semex reunirá estudantes, professores e pesquisadores e contará com palestras, mesas redondas, minicursos e oficinas, comunicações orais, Mostra Saberes e Fazeres, além de ações de extensão ao ar livre, no Parque Bodocongó.

Um dos destaques do seminário será a conferência “Experiência da creditação e curricularização da extensão na UFRJ”, que terá como conferencista a professora Ana Inês de Sousa, assessora da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ. A atividade será realizada no dia 23, às 9h, no Auditório do Departamento de Psicologia. Estão previstas ainda no SEMEX as atividades como “A Voz da Comunidade na Universidade – Comunidade e Universidade dialogando sobre a pertinência das ações de extensão da UEPB”, comunicação oral em rodas de conversa e socialização das experiências das ações de extensão com os coordenadores, alunos bolsistas e voluntários de projetos e programas.

Em mensagem dirigida especialmente aos alunos extensionistas, o pró-reitor de Extensão da UEPB, professor José Pereira da Silva, enfatiza que a Universidade acumula, ao longo dos seus 53 anos, uma série de ações que a coloca como instituição estratégica para o desenvolvimento do Estado da Paraíba. A significativa abrangência de suas ações em quase todo território paraibano são visíveis, embora vivencie dificuldades orçamentárias e financeiras nos últimos anos.

Essas ações, conforme destaca Pereira, estão no campo do ensino, com a formação de diversos profissionais que anualmente passam a integrar o mercado de trabalho na Paraíba ou em outros estados da Federação, no campo da pesquisa e da extensão. Segundo ele, as ações de extensão apresentam um corpo vigoroso de atividades nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.

“Mesmo com todas as dificuldades impostas ao nosso fazer na extensão universitária, ainda tem sido possível continuarmos dando respostas às demandas da comunidade, contribuindo para uma sociedade mais humana e mais justa. A crise, tanto do ponto de vista local, quanto nacional, tem afetado as universidades e, em especial, a extensão, que necessita de financiamento para que possa ocorrer a contento. Mesmo assim, estamos refazendo nossas trajetórias para construirmos possibilidades de enfrentamento que garantam a essência da extensão universitária, através da qual ocorre a transformação social pelo empoderamento dos sujeitos envolvidos nessas ações”, destacou o pró-reitor.

O 3º Seminário de Extensão tem o objetivo de provocar o debate necessário para refazer caminhos e resistir às adversidades, construindo uma extensão capaz de dialogar com setores sociais em busca da mudança necessária para a Paraíba, o Nordeste e o Brasil. Outras informações sobre o evento podem ser conferidas no site http://congresso.uepb.edu.br/iiisemex/.

Texto: Severino Lopes