3º Festival de Cinema de Rua de Remígio divulga trabalhos premiados nas mostras competitivas

18 de maio de 2020

Após quatro noites de exibições, debates, webnários, lives entre outras atividades virtuais, o 3º Festival de Cinema de Rua de Remígio, realizado pela Associação Cultural Pedra da Letra, com o apoio da Prefeitura Municipal da cidade de Remígio e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), chegou ao fim com a divulgação dos trabalhos premiados nas mostras competitivas do evento.

Na Mostra Pedra da Letra – Panorama Nacional, os premiados foram:
Melhor trilha sonora: Trincheira
Melhor som: Entre Silêncios
Melhor direção: Entre Silêncios
Melhor fotografia: A Tradicional Família Katu
Melhor Ator: Trincheira
Direção de arte: A Vida dentro de um Melão
Melhor Roteiro: A Sussia
Melhor filme: A Sussia
Menção Honrosa: Lyz Parayso

Já na Mostra Arribaçã – Panorama Regional, os trabalhos premiados foram:
Melhor Filme: Ulisses
Melhor Roteiro de ficção: Ulisses
Melhor Roteiro de Documentário: O Fantasma de Glauber Rocha
Melhor Direção: Ulisses
Melhor Fotografia: Ser Tão Nossa
Melhor Direção de Arte: Ser Tão Nossa
Melhor Montagem: Ulisses
Melhor Ator: Silvano Monteiro por Ulisses
Melhor atriz: para Clau Barros para Terceiro Andar e Chris Mariane para Pelano
Melhor Som: Ulisses
Melhor Trilha Sonora (original ou adaptada): Ulisses

O Prêmio Seu Zé, ofertado pelo FestCimm (Festival de Cinema do Meio do Mundo), foi para o filme “A vida dentro de um Melão”. O prêmio da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCiRN) na Mostra Arribaçã foi concedido aos trabalhos “Pelano”, “Pega-se facção” e “Kabuuum”, este último como Menção Especial. Na Mostra Pedra da Letra, o prêmio da Associação de Críticos foi para o filme “Copacabana Madureira” e a Menção Especial foi para “Cine Paissandu – Histórias de uma geração”.

Os premiados pelo Júri Popular na Mostra Arribaçã foram “Terceiro andar”, “Kabuuum”, “Princesa de meu lugar” e “O fantasma de Glauber Rocha”. Na Mostra Pedra da Letra, o Júri Popular escolheu como melhores trabalhos os filmes “Entre silêncios”, “A tradicional família Katu” e “Feminow”.

O 3º Festival de Cinema de Rua de Remígio contou também com a colaboração das produtoras Ypurana Cultural, Toco Filmes e Ágora Projetos, além do suporte dos festivais Comunicurtas UEPB e FESTCIMM (Festival Internacional de Cinema do Meio do Mundo – SP). A edição 2020 do evento prestou homenagem à atriz e militante pelos Direitos Humanos, Fernanda Benvenutty; ao ator Thardelly Lima; e à atriz Suzy Lopes.

Confira AQUI a relação de integrantes da Comissão Julgadora do festival.

Texto: Tatiana Brandão