3ª Semana de Sociologia da UEPB será realizada de 3 a 7 de agosto através de plataformas digitais

31 de julho de 2020

Entre os dias 3 e 7 de agosto, será realizada, de forma on-line, a 3ª Semana de Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os interessados em participar das atividades devem efetuar inscrição através de formulário eletrônico, clicando AQUI. Ao longo de toda a semana, através do Google Meet, serão promovidas palestras, mesas redondas e minicursos com temáticas diversas da área.

Na segunda-feira (3), das 14h às 16h, através do endereço https://www.youtube.com/watch?v=zzO_8p-LEY4, será realizado o minicurso “Ensino remoto emergencial e ensino híbrido na Educação Báscia: Diferenças, problemas e desafios no Ensino Médio”, com a participação dos professores José Cristóvão de Andrade, Iolanda Barbosa e Carlos Enrique Ruiz, todos da UEPB, além dos docentes Edgard Leitão, da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, e Catarina de Almeida Santos, da Universidade de Brasília (UnB).

Das 16h às 18h, no mesmo dia, o professor Leonardo Mota, da UEPB, coordena o minicurso “Populismo no Século XXI”, através da sala virtual meet.google.com/gty-crcb-iuy. Na terça-feira (4), das 14h às 15h, a professora Monalisa Ribeiro Gam, também da Universidade Estadual da Paraíba, a apresenta o tema “Sociologística: Afinal, para que me serve a Sociologia?”. A atividade será desenvolvida na sala virtual meet.google.com/kcj-jbnq-tvn. Na sequência, das 15h às 16h, os docentes Eduardo Jorge e Waltimar Rodrigues, ambos da UEPB, apresenta o tema “Por que Weber é tão atual?”, na sala virtual meet.google.com/uir-wfdo-mbp.

O minicurso “Grandes epidemias históricas e a negação dos direitos humanos” também acontece na terça-feira, das 16h às 18h, na sala virtual meet.google.com/ziu-vdbo-oru, com os docentes Jaqueline Michele França Martins, Cleoneide Moura do Nascimento e Nivaldo Gerôncio da Silva Filho, todos da UEPB. Na quarta-feira (5), das 14h às 15h, o tema “Uma leitura de Marx, Adorno, Baudrillard e Bauman – O consumismo no período da pandemia: comprar para quê?”, será apresentado pela professora Waltimar Rodrigues, por meio da sala virtual meet.google.com/tih-wdgc-hjv.

No mesmo dia, das 15h às 17h, será realizado o minicurso “Escrita Acadêmica: gêneros textuais e ferramentas úteis”, pela professora Natália de Campos, através da sala meet.google.com/gnv-afhs-bov. As experiências do Programa de Iniciação de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) serão apresentadas das 17h às 18h, na sala virtual meet.google.com/yud-diky-pfe.

“Quando a Universidade encontra a cidade – Projeto de extensão construindo cidade(s) fortalecendo a participação: planejamento, e processos comunitários de implantação das ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) em Campina Grande – PB” será o tema apresentado pela professora Maria Jackeline Feitosa Carvalho e pela aluna Vandriely Rafaely Gomes, na quinta-feira (6), das 14h às 15h, na sala virtual meet.google.com/ead-pvft-yzw.

Haverá, ainda, no mesmo dia, os minicursos “Transcrições de si: desafios das ações afirmativas das populações brasileiras e indígenas em tempos de pandemia da Covid-19”, com a professora Jakeline Pereira Alves, das 15h às 17h, através da sala virtual meet.google.com/ksy-ywys-zfg; e “Pesquisa científico/acadêmica em Sistemas/Bancos de Dados Digitais”, com os professores Eugênio Vital Pereira Neto e Nivaldo Gerôncio da Silva Filho, das 17h às 19h, na sala meet.google.com/dmu-hdzw-pvp.

O último dia de atividades da 3ª Semana de Sociologia vai contar com a mesa redonda “Se reinventando na pandemia: relato de experiências”, com os discentes Débora Raquel de Souza Rocha, Lucas Truta, Rayanny Félix, Jardel e Carolina Carolino. A atividade acontece das 14h às 16h, no link do Youtube https://www.youtube.com/watch?v=hMmgqdwfXgQ.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail depcienciassociais@gsuite.uepb.edu.br.

Texto: Tatiana Brandão