3ª edição do Workshop de Língua Espanhola para Brasileiros tem início no Câmpus de João Pessoa

22 de outubro de 2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com a participação de estudantes, professores e pesquisadores, teve início, na manhã desta segunda-feira (22), no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a terceira edição do “Taller de Estudios de Lengua Española para Brasileños: Español para fines específicos en Relaciones Internacionales y cursos de lenguas”.

A mesa de abertura do evento contou com a participação da diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), professora Jacqueline Echeverría Barrancos; da diretora do Núcleo de Línguas do Câmpus V, professora Eneida Gurgel, e da representante da comissão organizadora do evento, professora Kariny Dias de Oliveira.

Na oportunidade, a diretora do CCBSA destacou a importância dos serviços prestados pelo Núcleo de Línguas da UEPB para a comunidade local e enalteceu a relevância de iniciativas como o Taller de língua espanhola para fortalecer a cultura hispânica no Brasil.

A palestra de abertura do evento, “Experiencias de enseñanzas y aprendizajes de la lengua española em la carrera de RI”, foi ministrada pela professora do Instituto Federal de Alagoas, Neila Nazaré Coelho Menezes, que abordou, entre outras questões, a experiência profissional vivenciada na graduação em Relações Internacionais da UEPB entre 2015 e 2017, e apresentou as carências no ensino de espanhol nas universidades, sem conteúdo específico e professores formados para abordar o idioma direcionado às graduações. A docente demonstrou alguns dos conteúdos elaborados para o ensino de espanhol no curso de Relações Internacionais.

O evento prossegue até a quarta-feira, 24 de outubro, com mesas redondas, minicursos, grupos de trabalho e apresentações de pesquisas, todos com a mediação de pesquisadores da UEPB e de outras universidades do Estado e do Nordeste, voltados a discutir o aprendizado da língua espanhola na área de Relações Internacionais e em cursos de línguas.

Texto e fotos: Juliana Marques