3ª edição da Grão Fino: Semana de Fotografia anuncia prazo para chamada de trabalhos

10 de setembro de 2020

Está aberta até o dia 2 de outubro a chamada de trabalhos para a 3ª Grão Fino: Semana de Fotografia, evento gratuito realizado conjuntamente entre o Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UAAMI/UFCG).

A edição deste ano será on-line e os participantes podem submeter artigos acadêmicos e relatos de experiência que se adequem a um dos três Grupos de Trabalho: GT1 – Fotografia documental, memória e fotojornalismo, GT2 – Fotografia Contemporânea e GT3 – Direção de Fotografia.

As regras para publicação e o modelo (template) do artigo podem ser baixados na área de submissão da página do evento na plataforma Doity (https://doity.com.br/graofino), onde também está disponível a programação das mesas, oficinas, palestras, exibição de filmes e debates. Os pareceres serão enviados aos inscritos até o dia 20 de outubro e o evento acontecerá entre os dias 26 e 30 de outubro.

Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos anais do evento. As novidades sobre a 3ª Grão Fino Semana de Fotografia podem ser acompanhadas pelo perfil do evento no Instagram (www.instagram.com/graofino.fotografia). O site para inscrição é o https://doity.com.br/graofino. O endereço de e-mail para outras informações é o graofino.foto@gmail.com.

GTs para submissão de artigos:

GT1 – Fotografia documental, memória e fotojornalismo
Narrativas fotográficas documentais: gêneros, relatos, expressões, estética, história e memória. Contextos, desafios e representações da realidade social na imagem fotográfica documental e fotojornalística. Profissionais, tecnologias, acessibilidade e processos educativos com a fotografia enquanto documento. Arquivos fotográficos, etnografia e antropologia visual.

GT2 – Fotografia Contemporânea
Narrativas fotográficas contemporâneas: usos, experimentações e criatividade. O diálogo da fotografia com as artes e suas expressões. Artistas, meios, estética, educação, política, acessibilidade e outras práticas com a imagem fotográfica no contexto da contemporaneidade. Reflexões sobre corpo, estilos e militâncias, bem como relatos de experiência com a fotografia contemporânea.

GT3 – Direção de Fotografia
Narrativas fotográficas audiovisuais: abordagens teóricas, estéticas, sociais, educacionais e experimentais na cinematografia. Trajetórias, equipamentos, estilos, inclusão e diálogos com outras áreas na fotografia cinematográfica. Análises fílmicas e relatos de experiência com foco na direção de fotografia no universo do cinema e do
audiovisual.

Texto: Professora Agda Aquino (UEPB e UFPB)