2º Fuá tem início nesta quarta e atividades do primeiro dia contarão com show da banda Cabruêra

5 de abril de 2016

Começa nesta quarta-feira (6), a segunda edição do Festival Universitário de Artes (Fuá). O evento, promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), tem a premissa de democratizar o acesso à cultura e à arte e terá início às 8h30, no Pavilhão das Artes do Câmpus I, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande. O dia terá uma programação intensa e será encerrado com um show da Cabruêra, às 22h30, no palco principal.

A programação do Fuá se inicia com uma apresentação da Banda de Música da EAC/UEPB, oriunda do Câmpus de Catolé do Rocha. Em seguida, às 9h, ocorrerá a abertura oficial e, posteriormente, a mesa redonda “Políticas Públicas para as Artes”, com o secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, e o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor Chico Pereira.

A primeira etapa das oficinas será iniciada com o Projeto Labacé, às 9h, trazendo o músico Escurinho para uma atividade centrada na percussão. Às 13h, será a vez da Literatura de Cordel, com o professor Edcarlos Medeiros. Às 14h está prevista a oficina “Porque a música é transgênica”, com Totonho, e outra sobre Rádio, com o radialista Luiz Henrique. As oficinas serão sediadas no Departamento de Psicologia da UEPB.

Às 15h, no Pavilhão das Artes, a estudante Marcinha Lima procederá com uma palestra acerca da temática Feminismo Negro. Já a partir das 14h, no mesmo local, o Fuá dará ênfase à Literatura, efetuando o lançamento do livro Caderneta de Fiado, com o escritor Efigênio Moura, e às 16h com uma apresentação do Ariel Coletivo Literário.

A Mostra Comunicurtas, com exibição de filmes na Sala de Cinema, situada ao lado do DCE, será iniciada às 9h, com a coordenação do professor e jornalista Hipólito Lucena. Às 14h30, os curtas paraibanos invadem o Fuá, tendo à frente Ed Júnior, com uma mostra sobre o tema.

A partir das 19h30, as bandas Laboratório Mundo, Emboscada e Cabruêra sobem ao Palco Música, localizado próximo a Biblioteca Central, para um dos momentos mais aguardados do Festival, apresentando-se às 19h30, 21h e 22h30, respectivamente.

A primeira edição do Festival Universitário de Artes ocorreu em 2013. Desde que foi criado, o evento tem o interesse de possibilitar um ambiente de fruição artística, discussão profícua e aprendizado de arte. Confira a programação e acompanhe todas as novidades sobre o Fuá pela rede social facebook.com/FestivalUniversitarioDeArtes.

Texto: Oziella Inocêncio

Confira abaixo o mapa com a estrutura do evento.
Mapa FUA