2º Encontro de Formação de Professores em Línguas Estrangeiras da UEPB será realizado em novembro

2º Encontro de Formação de Professores em Línguas Estrangeiras da UEPB será realizado em novembro
22 de agosto de 2019

Em novembro, será realizado, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o 2º Encontro de Formação de Professores em Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol), promovido pelo Grupo de Pesquisa Formação Docente em Línguas Estrangeiras, com apoio do Departamento de Letras e Artes e da Coordenação do Curso de Letras da Instituição.

O tema central desta edição é “Diálogos entre Linguagens, Tecnologia e Formação de Professor em Línguas Estrangeiras”. O evento tem como objetivo promover discussões linguístico-discursivas no âmbito dos estudos da linguagem que instiguem reflexões e práticas (da linguagem em uso e pedagógicas) para os contextos de formação de professores (inicial e continuada) em línguas estrangeiras, de Língua Inglesa e Espanhola.

Conforme a professora Daniela Gomes de Araújo Nóbrega, coordenadora do Grupo de Pesquisa e organizadora do Encontro, a programação da iniciativa conta com mesa redonda, palestra, minicursos e apresentação em poster envolvendo a temática principal do evento. Estas atividades terão a participação dos docentes Alberto Poza, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Roberta Soares Paiva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Reinildes Dias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outros.

O Grupo de Estudos em Formação Docente em Línguas Estrangeiras e registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2012 e está institucionalmente vinculado aos cursos de Graduação em Letras/Inglês e Letras/Espanhol da UEPB – Câmpus I. Os pesquisadores do grupo buscam delinear variados contextos de investigação que incluem aspectos da didatização do ensino de línguas estrangeiras que contemplem o contexto da educação básica, ensino técnico, superior e pós-graduação.

Também buscam traçar situações de trabalho que explicitem as múltiplas nuances e a complexidade das atividades humanas, bem como diversas práticas de (multi)letramento e de formação docente que possam evidenciar os processos linguístico-discursivos na construção, transformação e socialização de saberes na formação inicial e continuada em línguas estrangeiras.

Texto: Tatiana Brandão