2º Encontro de Formação de Professores em Línguas Estrangeiras da UEPB será realizado em novembro

22 de agosto de 2019

Em novembro, será realizado, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o 2º Encontro de Formação de Professores em Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol), promovido pelo Grupo de Pesquisa Formação Docente em Línguas Estrangeiras, com apoio do Departamento de Letras e Artes e da Coordenação do Curso de Letras da Instituição.

O tema central desta edição é “Diálogos entre Linguagens, Tecnologia e Formação de Professor em Línguas Estrangeiras”. O evento tem como objetivo promover discussões linguístico-discursivas no âmbito dos estudos da linguagem que instiguem reflexões e práticas (da linguagem em uso e pedagógicas) para os contextos de formação de professores (inicial e continuada) em línguas estrangeiras, de Língua Inglesa e Espanhola.

Conforme a professora Daniela Gomes de Araújo Nóbrega, coordenadora do Grupo de Pesquisa e organizadora do Encontro, a programação da iniciativa conta com mesa redonda, palestra, minicursos e apresentação em poster envolvendo a temática principal do evento. Estas atividades terão a participação dos docentes Alberto Poza, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Roberta Soares Paiva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Reinildes Dias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outros.

O Grupo de Estudos em Formação Docente em Línguas Estrangeiras e registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2012 e está institucionalmente vinculado aos cursos de Graduação em Letras/Inglês e Letras/Espanhol da UEPB – Câmpus I. Os pesquisadores do grupo buscam delinear variados contextos de investigação que incluem aspectos da didatização do ensino de línguas estrangeiras que contemplem o contexto da educação básica, ensino técnico, superior e pós-graduação.

Também buscam traçar situações de trabalho que explicitem as múltiplas nuances e a complexidade das atividades humanas, bem como diversas práticas de (multi)letramento e de formação docente que possam evidenciar os processos linguístico-discursivos na construção, transformação e socialização de saberes na formação inicial e continuada em línguas estrangeiras.

Texto: Tatiana Brandão