2º Congresso sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem será realizado com apoio da UEPB

12 de abril de 2018

Com apoio institucional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será realizado no período de 20 a 22 de junho de 2018, no Centro de Convenções Raymundo Asfora – Garden Hotel, em Campina Grande, a segunda edição do Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem (CONBRALE). O evento propõe a discussão em torno do tema “Ensino e aprendizagem hoje: como e para quê?”, considerando a temática que ao mesmo tempo questiona dois lugares desse processo (do formador e do formando); e as diretrizes que ligam diretamente as duas instâncias: a de quem ensina e a de quem aprende.

Como atender as demandas de ensino das gerações de hoje e futuras, à medida que o futuro se desenha constantemente em nosso presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a que sujeitos ou demandas? Quem se beneficia com os modos de os currículos se materializarem em práticas de ensino e aprendizagem? Essas são questões para as quais serão buscadas respostas ao longo do CONBRALE.

O Congresso pretende reunir professores pesquisadores, professores da educação básica, professores em formação e demais interessados na temática do evento, vindos de todo o país e é uma ocasião para quem deseja apresentar suas produções científicas relacionadas ao evento e pretende fomentar discussões em torno de procedimentos de ensino e de aprendizagem, visando garantir uma melhor visão docente sobre o ensinar hoje de modo a garantir uma aprendizagem mais competente e condizente com as linguagens que circulam no mundo de hoje.

O evento organiza-se em torno de palestras, mesas-redondas e sessões de comunicação que contemplam temas chave para entender o ensino e a aprendizagem hoje e para o amanhã: letramentos, dificuldades de aprendizagem, dispedagogia, currículo, políticas públicas, inclusão, ensino de leitura, literatura, línguas; diversos modos e linguagens através dos quais é preciso estruturar as práticas de ensino.

Para participar do 2º CONBRALE basta acessar o site www.conbrale.com.br e realizar a inscrição, até o dia 4 de junho. O participante que desejar submeter trabalhos para o evento tem até o dia 24 de maio como data limite.

Contexto

As várias crises pelas quais a sociedade tem passado nas últimas décadas atinge diretamente a educação, sobretudo, em suas bases de ensino e aprendizagem, formação docente e currículo. Também as crises dos sujeitos e dos campos de conhecimento são impactadas por questões de inclusão social, digital; escola sem partido questões ou “ideologias” de gênero na escola, ensino religioso, etc.

As crises servem como parâmetro de que as “ressacas” culturais, sociais, educacionais e subjetivas precisam de uma reorganização em sua estrutura macro. No caso da educação formal e do conhecimento escolarizado, há muito o que precisa ser dito, principalmente no momento histórico em que vivemos, quando a velocidade do pensamento, as mudanças estruturais em quase todos os âmbitos de domínio do humano acontecem em curto espaço de tempo, exigindo novos procedimentos em que os atores da grande cena escolar dramatizam, no mais das vezes, seus dramas por não darem conta das competências exigidas para os sujeitos de agora e do amanhã.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3322-3222 ou pelo site www.conbrale.com.br.