2º Colóquio Cultura e Memória da UEPB destaca personalidades da história de Campina Grande

7 de outubro de 2019

A história de Campina Grande sempre esteve entrelaçada com a trajetória de pessoas que vinham de outras regiões do Estado e do Nordeste, a exemplo dos tropeiros e dos jesuítas, figuras símbolo de nossa cidade e que auxiliaram em seu desenvolvimento social e econômico.

Nesse contexto, no mês de aniversário da fundação de Campina Grande, o projeto Obra do Mês, desenvolvido pela Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), homenageia duas personalidades que, mesmo não sendo campinenses, prestaram uma enorme e significativa contribuição à história da cidade e ainda são patronos dos acervos que compõem a Átila Almeida.

Nesse sentido, elegeram-se as obras “Memórias de Casmurrindo Vespa” (1964), de Dr. Severino Bezerra de Carvalho, e o “Dicionário Bio-Bibliográfico de repentistas e poetas de bancada” (Volumes 1 e 2), dos professores Átila Almeida e José Alves Sobrinho. Esse justo reconhecimento aos patronos se deve pelo relevante e expressivo legado cultural e histórico que prestaram à memória campinense.

Na primeira obra escolhida, por meio de uma narrativa memorialística, Dr. Severino Bezerra de Carvalho, ou Seno Becalho, como assina no livro, registra vivências, ironiza figuras consideradas como intelectuais, denunciando uma sociedade fugaz, superficial e cheia de vícios, condensando inúmeras críticas à sociedade campinense da época.

Já a segunda obra apresenta, em dois volumes, uma importante produção de caráter acadêmico, elaborada por Átila de Almeida e José Alves Sobrinho, quando organizaram o conhecimento referente aos repentistas e aos poetas, sua bibliografia e sua origem. Essa produção figura como subsídio fundamental aos estudos sobre literatura popular.

Na obra Dicionário Bio-Bibliográfico de repentistas e poetas de bancada, há uma inter-relação interessante entre essas personalidades, a presença de uma dedicatória do professor Átila Almeida a Dr. Severino Bezerra de Carvalho: “Disfarço o ofertório e com um pé adiante, outro atrás, afronto-me a depor o Dicionário Bio-Bibliográfico de repentes e poetas de bancada sob o olhar crítico do maior campinense de todos os tempos, o pernambucano Severino Bezerra de Carvalho. Átila. Em 13.09.78”. Esta dedicatória marca o elo e o respeito mútuo entre os dois intelectuais.

As obras em destaque no mês de outubro pertencem ao Acervo Dr. Severino Bezerra de Carvalho, que funciona das 7h às 16h, no prédio da Biblioteca Central da UEPB. Considerando a contribuição social e cultural que as personalidades e seus acervos exercem para a construção da história de Campina Grande e o importante legado que estas obras representam à memória campinense e regional, será promovido o 2º Colóquio Cultura e Memória: Personalidades da história campinense, entre 16 e 17 de outubro, no Auditório da Biblioteca Central, Câmpus I, da UEPB.

As inscrições são gratuitas e o evento terá emissão de certificado de participação. Outras informações sobre a iniciativa podem ser conferidas no endereço eletrônico https://www.even3.com.br/culturaememoria/. O evento contará com palestras, mesas redondas, minicurso e momentos culturais. A programação está disponível no site do evento.