2ª Semana Nacional de Filosofia da UEPB propõe reflexão sobre o ensino ao longo da história

5 de novembro de 2019

De 11 a 14 deste mês, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Educação (Ceduc), promove a 2ª Semana Nacional de Filosofia. Este ano a atividade aborda o tema “A Filosofia da Educação e seu ensino ao longo da história em diferentes perspectivas”. O evento busca atualizar o debate das leituras filosóficas na área, bem como os processos de ensino nos diversos períodos históricos, observando-os sob um novo olhar.

A Semana terá como sede a Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. Na programação, grupos de trabalho (GTs), minicursos, oficinas, palestras e conferências. Para docentes, discentes e a sociedade em geral, as inscrições seguem até a próxima segunda-feira (11). Entre os participantes figuram os professores Ana Monique Moura, Arlene Frutuoso, Arthur Leandro da Silva Marinho, Bruno Fernandes Alves, Carolina Cavalcanti Bezerra, Fábio Paiva, Gustavo Cunha Bezerra, Maria Simone Maria Marinho Nogueira, Rafael Melo, entre outros.

Junto com a Semana, ocorrerá também o 1º Encontro Internacional do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (Nepefil), com tópicos vinculados às suas linhas de pesquisa: “Marxismo”, “Descolonização Curricular”, “Filosofia Africana” e “Filósofas Contemporâneas”. Conforme o professor Valmir Pereira, um dos responsáveis pela organização da iniciativa, a publicação dos trabalhos apresentados na Semana de Filosofia sairá como anais do evento. Já as publicações que integram a temática das linhas de pesquisa do Nepefil constarão como artigos, na revista eletrônica “LibertAção”, provinda do próprio Núcleo. A comissão à frente da atividade é constituída, ainda, pelos docentes Gilmara Coutinho Pereira e Luciano da Silva.

Um dos pontos altos da atividade será a abertura, feita pelo professor Hermano Embassá Lona (Guiné Bissau/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab/CE), que discorrerá sobre “Filosofias Africanas e a Educação: Experiência do Menino Balanta”. Informações sobre inscrições, submissão de trabalhos e outros esclarecimentos estão disponíveis no site do evento, acessível AQUI.

Texto: Oziella Inocêncio