27ª edição do Encontro de Iniciação Científica da UEPB propõe debate sobre o papel da ciência na pandemia

30 de novembro de 2020

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), realiza na próxima quinta-feira (3) e sexta-feira (4), a 27ª edição do Encontro de Iniciação Científica (ENIC) da Instituição. Este ano, o tema central é “O Papel da Ciência na Pandemia”. Mediante o contexto da pandemia da Covid-19, o evento será realizado em formato virtual através da plataforma Google Meet. A programação está disponível no site do evento.

A abertura oficial acontece às 9h30, com a participação do professor Márcio Alves Ferreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que na oportunidade ministrará a palestra “O papel da comunidade científica no mundo pós-pandemia”. O Encontro de Iniciação Científica da UEPB tem como característica valorizar a experiência de vida de alunos, professores, técnicos administrativos, que a partir de suas pesquisas alcançam resultados importantes para a sociedade.

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, ao longo desses 26 anos de encontro a UEPB não deixou faltar apoio ao PIBIC, mesmo em tempos de cortes orçamentários. Segundo ela, a cota de bolsas mantidas pela Instituição é o dobro da que é assegurada pelo CNPq. “Nosso Programa, hoje, é referência em qualidade e quantidade, sobretudo no âmbito das Universidades Estaduais nordestinas”, destacou.

Durante todas as edições do Encontro de Iniciação Científica da UEPB, grandes contribuições do PIBIC para o desenvolvimento e consolidação de programas de pesquisa na UEPB, e também para o desenvolvimento do próprio Estado, foram alcançados. Estão entre eles a formação de profissionais de alto nível, capazes de enfrentar problemas e tomar decisões, a qualificação e renovação dos quadros docentes e de pesquisadores de diferentes instituições, e a inovação das agendas de pesquisa, focando em problemas locais e em soluções de baixo custo.

O incremento da pesquisa tecnológica, que resulta em produtos e em patentes, e as inovações nos processos de ensino-aprendizagem, em que se destacam metodologias ativas, participativas e resolução de problemas, também são objetivos atingidos a partir da realização do ENIC. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site, ou pelo e-mail pibic@setor.uepb.edu.br.

Texto: Givaldo Cavalcanti