26º ENIC debaterá desafios e perspectivas da pesquisa técnico-científica na contemporaneidade

10 de outubro de 2019

Entre os dias 22 e 24 de outubro, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), realiza a 26ª edição do Encontro de Iniciação Científica (ENIC) da Instituição. Este ano, o tema central é “Desafios e as perspectivas da pesquisa técnico-científica na contemporaneidade”.

Durante o evento, 590 trabalhos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes bolsistas e não bolsistas serão apresentados nas comunicações orais, o que representa um número recorde de projetos inscritos. A relação dos locais e horários das apresentações de cada trabalho já está disponível no site http://congresso.uepb.edu.br/pibic/.

A programação do ENIC conta também com palestras e minicursos, envolvendo temas diversos do mundo científico. Para os quatro minicursos ofertados, as inscrições estão abertas e podem ser feitas no endereço http://congresso.uepb.edu.br/pibic/minicursos/. Estão sendo ofertadas vagas para os minicursos “Redação de artigos científicos”, “Estratégias de pesquisa na internet”, “Conhecendo o Currículo Lattes” e “O papel do CEP/UEPB na proteção do ser humano e a submissão de protocolos de pesquisa na Plataforma Brasil”. Os minicursos serão realizados na tarde do dia 22 de outubro.

Professora Maria José Lima, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, destaca que a pesquisa está vivendo tempos de ataques e ameaças, sobretudo aquela produzida em universidades públicas e fora dos eixos Sul-Sudeste, o que ameaça também o PIBIC, que segue graças à sua resistência. “Ao longo desses 26 anos, a UEPB não deixou faltar apoio ao PIBIC, mesmo em tempos de cortes orçamentários. A cota de bolsas mantidas pela Instituição é o dobro da que é assegurada pelo CNPq. Nosso programa, hoje, é referência em qualidade e quantidade, sobretudo no âmbito das universidades estaduais nordestinas”, ressalta.

Ela frisa, ainda, que o tema do ENIC deste ano convida toda comunidade a refletir sobre esse tempo de desafios, resistência, aprendências e esperanças. Destaca-se no PIBIC pelo menos cinco grandes contribuições para o desenvolvimento e consolidação de programas de pesquisa na UEPB e também para o desenvolvimento do próprio Estado: formação de profissionais de alto nível, capazes de enfrentar problemas e tomar decisões; qualificação e renovação dos quadros docentes e de pesquisadores de diferentes instituições; inovação das agendas de pesquisa, focando em problemas locais e em soluções de baixo custo; incremento da pesquisa tecnológica, que resultaram em produtos e em patentes; além de inovações importantes nos processos de ensino-aprendizagem, em que se destacam metodologias ativas, participativas e resolução de problemas.

A abertura oficial do 26º ENIC será realizada às 9h, no Auditório do Departamento de Psicologia, quando o professor Isac Almeida de Medeiros, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ministrará a palestra inaugural “Ciência e tecnologia: desafios e perspectivas”. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site http://congresso.uepb.edu.br/pibic/ ou pelo telefone (83) 3315-3388.

Texto: Tatiana Brandão