1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UEPB inscreve participantes entre os dias 12 e 16 de agosto

9 de agosto de 2019

O Departamento de Ciências Contábeis (DECON) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é mais um a aderir às iniciativas das olimpíadas pedagógicas como forma de estimular o aprendizado. E, para isso, vai realizar, neste mês de agosto, a 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da Instituição, que integra a 5ª Olimpíada Brasileira de Contabilidade, organizada pela Universidade de Brasília (UnB).

As inscrições para os interessados em participar da competição acadêmica serão feitas entre os dias 12 e 16 de agosto, nos turnos manhã e noite, mediante preenchimento de formulário, disponível na Secretaria do Curso, localizada no 3º andar da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no DECON.

Conforme o edital da olimpíada, a disputa será realizada no dia 24 de agosto, das 14h às 18h, na Sala 138 da Central de Integração Acadêmica. O resultado está programado para ser divulgado até o dia 1º de setembro. Os cinco primeiros colocados representarão a UEPB na Olimpíada Brasileira de Contabilidade, programada para acontecer no dia 19 de outubro, em Brasília (DF). Os três primeiros colocados ainda receberão uma premiação específica.

A olimpíada tem como objetivos estimular e promover o estudo das Ciências Contábeis entre alunos do Departamento; contribuir para a melhoria da qualidade da educação superior; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; bem como promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Os inscritos realizarão provas objetiva e subjetiva, com duração de 4 horas. A prova objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha. A pontuação será de dois pontos para cada questão, totalizando 80 pontos. A prova subjetiva terá duas questões tipo estudo de caso, cada uma valendo 10 pontos. O conteúdo da prova envolve assuntos como “Teoria da Contabilidade”, “Contabilidade Societária”, “Auditoria”, “Contabilidade de custos”, “Perícia contábil”, “Contabilidade pública e orçamento”, “Contabilidade tributária” e “Análise das demonstrações contábeis”.

As provas das edições anteriores da Olimpíada Brasileira de Contabilidade estão disponíveis para consulta no site http://www.obc.unb.br/. Confira o edital completo da 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UEPB clicando AQUI. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail gilbertofranco@uepb.edu.br ou pelo telefone (83) 3344-5311.

Texto: Tatiana Brandão