13ª Semana de Pedagogia da UEPB debaterá a formação do pedagogo no contexto das políticas educacionais

12 de Abril de 2018

Com o tema “Formação do pedagogo no contexto das políticas educacionais”, será realizada de 17 a 19 de abril, a 13ª Semana de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento, destinado a professores e estudantes de Pedagogia, contará com palestras, debates, minicursos e apresentações culturais. As atividades serão desenvolvidas na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

A Semana tem como objetivo discutir a formação do pedagogo no contexto atual das políticas educacionais, a partir da política referente à Residência Pedagógica, bem como discutir a estrutura política e pedagógica do Curso de Pedagogia da UEPB – Câmpus I. A palestra inaugural, “A Formação do Pedagogo no contexto das políticas educacionais: um olhar para a Residência Pedagógica”, terá como ministrante o professor Antonio Lisboa Leitão de Souza, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tendo como mediadora a professora Paula Almeida de Castro, da UEPB.

O evento prossegue no dia 18, com a atividade “O corpo em movimento”, conduzida pela professora Regimênia Maria Braga, do Departamento de Educação Física (DEF), e uma mesa de debates com a temática “Pensando o Curso de Pedagogia”, coordenada pela professora Margareth Maria de Melo. Após a atividade haverá exposição de artes e de painéis. O destaque no dia 19, último dia do evento, serão os minicursos.

Serão realizados, no total, 13 minicursos, abordando os temas: “Práticas curriculares e pedagógicas na Educação Infantil – perspectivas investigativas”, “A questão étnico-racial no livro didático”, “Os Insetos em Ciências para Crianças”, “Relações parentais e a educação de crianças e adolescentes”, “O texto oral na interação aluno-professor”, “Ensino e Internet: a escola na era da comunicação”, “Grupo de Aprofundamento em políticas educacionais e processos educativos”, “Professor(a), qual a sua concepção de leitura e de leitor?”, “Psiquismo e vida cotidiana” e “Noções básicas sobre Educação do Campo: desafios e perspectivas”.

De acordo com a programação, serão ainda realizados os minicursos “Alfabetização e Letramento em EJA”, “Ecopedagogia: dialogando Paulo Freire” e “Matemática no Cordel: perspectivas do letramento no EJA”. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5307.

Texto: Severino Lopes